Neste dia em … 2011 – Falou-se português na Volta a Catalunha!

Não é todos os dias que um ciclista português vence no World Tour por isso, quando acontece, é um facto assinalável e que terá que ser sempre recordado. Nos últimos 10 anos, um dos lusos a vencer entre a elite mundial foi Manuel Cardoso.



24 de Março de 2011, 4ª etapa da Volta a Catalunha. Alberto Contador estava na liderança da prova espanhola e esperava-se uma chegada ao sprint em Banyoles. O grande favorito era Alessandro Petacchi, vencedor da 2ª etapa, no entanto o italiano abandonou durante a tirada devido a problemas de saúde. Uma etapa com pouca história, fácil de controlar, que viu a fuga ser apanhada a mais de 15 quilómetros do fim. Sem um grande favorito, muitas equipas trabalharam na frente do pelotão com vista a uma chegada em pelotão compacto.

A HTC-Highroad fez o que melhor sabia no quilómetro final, com um comboio para Frantisek Rabon, surgindo, depois, a Movistar com José Joaquin Rojas. A equipa espanhola fez um lançamento exemplar para o seu homem rápido, mas na sua roda estava Manuel Cardoso. Com um sprint ainda longo, arrancando a 250 metros do fim, o sprinter da RadioShack sprintou para uma vitória possante, ganhando com alguma vantagem para Giacomo Nizzolo. Rojas foi 3º.



Esta foi o primeiro triunfo da temporada para Manuel Cardoso na sua nova equipa, a RadioShack. Uma Volta a Catalunha repleta de sucesso para o, na altura, melhor sprinter português, pois conseguiu, ainda, um 2º, um 3º e um 5º lugar em etapas. A vitória conseguida em Banyoles foi a 2ª da carreira no World Tour, depois de ter ganho, em 2010, no Tour Down Under, na chegada a Stirling.



 

, , , , ,