Com o plantel de 24 elementos já fechado há algumas semanas, a Katusha-Alpecin apresentou ontem um reforço, que faz parte da reformulação da estrutura. Erik Zabel, múltiplo vencedor da classificação por pontos no Tour é o novo responsável pelo departamento de performance, um novo departamento que será responsável pelo desempenho dos ciclistas e dos materiais, fazendo a ligação com os sponsors da equipa.

Trata-se de um regresso, e em família, já que na equipa com licença suiça está o seu filho, Rick Zabel. Erik Zabel passou pela estrutura da Katusha em 2012, saindo em 2013 após confessar que durante a sua carreira tomou substâncias dopantes. O alemão disse que irá monitorizar tudo de uma maneira que antes não existia, de uma forma mais apertada, achando que isso trata uma melhoria de resultados, que a equipa bem precisa, principalmente dos seus 2 grandes líderes.

Um dos ciclistas que prestou declarações foi precisamente Marcel Kittel, que disse que percebeu que precisava de se voltar a focar nos básicos. “Comecei a treinar cedo para a próxima temporada e sinto-me fresco e motivado para voltar a ganhar. Quando as coisas correm mal, isso obriga-te a olhar como tu fazer as coisas e onde focar a tua energia”.

O planeamento da temporada de Marcel Kittel volta a ter o Tour como foco principal, enquanto que Ilnur Zakarin, escapando a uma possível liderança dividida e voltando a uma prova que tantas boas memórias lhe traz, se irá centrar no Giro. O russo quer deixar para trás uma temporada para esquecer, melhorando os resultados em toda a linha.

Para além do anúncio da contratação de Erik Zabel, a outra grande novidade foi o equipamento, que mantém os calções vermelhos, mas tem agora uma camisola azul bebé, uma cor rara no pelotão internacional. A Katusha-Alpecin, em 2019, conta com 2 ciclistas portugueses, Ruben Guerreiro e José Gonçalves.

Foto: Katusha-Alpecin

By admin