Último dia da temporada de 2022, com a derradeira etapa do Tour de Langkawi, um dia novamente disputado em torno de Kuah, com a diferença de hoje os ciclistas terem que completar mais uma volta ao circuito final. A fuga formou-se relativamente cedo e, ao contrário de ontem, com nomes mais fortes, sendo eles Thomas De Gendt, Hugo Toumire, Jason Osborne, Anatoliy Budyak, Cameron Scott e Alex Molenaar.



Apesar de Movistar e EF Education-EasyPost manterem a fuga sempre abaixo dos 2 minutos de distância, a mesma deu muita luta, com a primeira seperação a fazer-se a 40 quilómetros do fim, com a entrada no circuito final, ficando na frente Toumire, Osborne e Molenaar. A volta seguinte viu Toumire ceder e, na passagem final, com o pelotão a apenas 30 segundos, Osborne tentou deixar Molenaar para trás mas sem sucesso.

O duo entendeu que teria que colaborar, pois do pelotão tinha saltado Reinardt Janse van Rensburg, que chegou a ameaçar a junção, mas ficou sem forças na parte final, sendo absorvido pelo pelotão. O grande grupo organizou-se mas Osborne e Molenaar também e conseguiram levar a fuga até ao fim. No sprint final, o ciclista da Burgos-BH venceu com facilidade o germânico da Alpecin-Deceuninck, conquistando uma vitória importante, ele que ainda procura equipa para 2023. A 18 segundos chegou o pelotão, com Juan Sebastian Molano a terminar em 3º.



Dia tranquilo para Ivan Ramiro Sosa que, desta forma, se sagra vencedor final do Tour de Langkawi, sendo acompanhado no pódio por Hugh Carthy e Torstein Traeen. Erlend Blikra venceu os pontos e Muhammad Mohd Zariff a montanha.

By admin