O World Tour continua por terras transalpinas com a “Corrida dos Dois Mares”, que será mais um grande teste para os melhores do Mundo em direcção a outros objectivos.

 

Percurso

21500 metros totalmente planos em formato de contra-relógio colectivo dão o tiro de partida para mais uma edição de Tirreno-Adriatico. As longas rectas favorecem as equipas que têm puros especialistas e ciclistas capazes de desenvolver andamentos pesados.





Logo na primeira etapa em linha pode haver diferenças, uma jornada muito interessante que tem num final em ligeira subida o principal atractivo. A chegada em Pomarance tem 6800 metros a 3,6%, com o último quilómetro quase a 5%. No entanto atenção à parte inicial da ascensão, com algumas rampas acima dos 10%.

Uma tirada que irá deixar muito mossa e dores nas pernas, quase 227 kms e 3000 metros de acumulado no meio do sobe e desce característico das estradas italianas. No entanto, nos últimos 40 kms não há praticamente qualquer dificuldade e é expectável um sprint em pelotão compacto. A última curva é a cerca de 600 metros.

Mais uma etapa de média montanha muito curiosa, um carrossel italiano com quase 3400 metros de desnível. Tudo deverá acontecer nos 40 kms finais e começa com a subida de Monteguiduccio, com 2700 metros a 7%, antes da entrada do circuito final, que inclui 2 passagens por Cappuccini, com 1,9 kms a 10,7%, um autêntico muro, que da segunda vez está a menos de 7 kms do final. A descida até ao quilómetro final é ingreme e depois os últimos 1000 metros são num falso plano.





O perfil complicado mantém-se e novamente com um final em circuito, 7 subidas bem difíceis nos últimos 70 kms, com 4 passagens por Porta d’Osimo e 3 por San Pietro. San Pietro tem 2,2 kms a 7,9% e a Porta d’Osimo tem 3,4 kms a 7,2%. A 4ª ascensão por Porta d’Osimo coincide com a meta, numa subida que uma parte com 1300 metros a 14%.

Os sprinters têm uma forte motivação para ficar em prova, a 6ª etapa com final em Jesi não tem grandes dificuldades montanhosas e os homens rápidos estarão a esfregar as mãos, no entanto atenção que o quilómetro final tem 2% de inclinação média e pode atraiçoar os mais desprevenidos.

Começamos praticamente como acabamos, com um contra-relógio, desta vez individual e com 10 quilómetros, em San Benedetto del Tronto, será a derradeira oportunidade de fazer ajustes na classificação geral.

Favoritos

As etapas decisivas são o contra-relógio colectivo, as etapas 4 e 5 (com mais potencial de fazer diferenças até por serem complicadas de controlar) e o contra-relógio individual. Portanto, para ganhar é preciso ser-se bom trepador com uma boa capacidade de explosão, andar bem no esforço individual e ainda ter uma boa equipa para defender o líder logo na abertura e no controlo das etapas.



Primoz Roglic é um dos melhores ciclistas em provas de 1 semana e o esloveno procura cimentar esse estatuto depois do triunfo no UAE Tour, onde foi impressionante em todos os sentidos. A Jumbo-Visma tem Jos van Emden e Tony Martin para o ajudar no contra-relógio e Gesink e Laurens de Plus para o ajudar na montanha, um excelente equilíbrio. Roglic também é explosivo, até pode perder nas bonificações, mas dificilmente fica em cortes.

Outro corredor com características semelhantes é Tom Dumoulin, ele que fez 6º no UAE Tour apesar de trabalhar para Wilco Kelderman, numa prova onde a condição física foi melhorando com o passar da corrida. Um mestre no esforço individual, a Team Sunweb tem de endurecer ao máximo as etapas com montanha, e tem equipa para isso, particularmente com Sam Oomen, Robert Power ou Nicholas Roche.

 

Outsiders

A Deceuninck-QuickStep é uma das equipas do momento e não seria descabido ver Julian Alaphilippe a vencer a geral, ainda assim é uma tarefa complicada. O francês terá de ganhar tempo a Roglic e Dumoulin antes do último dia e a formação belga apostou mais no comboio de Viviani do que no apoio a Alaphilippe. Complicado, mas não impossível.

Tim Wellens também não é uma carta fora do baralho, a Lotto-Soudal tem um reforço muito importante em Victor Campenaerts, que está em boa forma para atacar o record da hora. Wellens defende-se perfeitamente em contra-relógios com esta distância e é explosivo em subidas curtas. Não seria uma surpresa ver Wellens a arriscar e atacar de longe na 4ª ou 5ª etapa.



Rohan Dennis é outro nome a ter em conta, o actual campeão do Mundo de contra-relógio tem progredindo na montanha e estas ascensões com menos de 10 minutos são superáveis para ele, como já provou em Willunga. Caso esteja perto do top 5 no último dia é um grande perigo, e as atenções estarão viradas para Vincenzo Nibali em Itália.

 

Possíveis surpresas

A Astana é outra das equipas do momento e Jakob Fuglsang parece mais fino que nunca, conseguiu rivalizar com Alaphilippe na Strade Bianche. Só que o dinamarquês sairá altamente prejudicado pelos contra-relógios, podendo mesmo perder mais de 1 minuto logo a abrir. A Team Sky irá defender-se bem aí, mas depois levanta-se a questão, Gianni Moscon parece fora de forma, Geraint Thomas não é muito explosivo e Wout Poels perderá muito tempo no último dia. Os ciclistas das clássicas também estão de olho nesta prova, Greg van Avermaet é um poço de regularidade e raramente quebra, fala-se que Peter Sagan tem trabalhado na montanha, mas adoeceu recentemente e é também preciso muito cuidado com Tiesj Benoot e Soren Kragh Andersen, que são muito completos. Adam Yates é outra boa opção, mas não estamos a ver o britânico a conseguir ganhar margem suficiente para gerir no último dia. Vincenzo Nibali é uma grande incógnita, o italiano pode aparecer já aqui numa forma razoável. Rui Costa, Thibaut Pinot e Ben Hermans estarão de olho no top 10.

 

Super-Jokers

Os nossos Super-Jokers são: Alexey Lutsenko e Tanel Kangert.




Tips

Tom Dumoulin no pódio da geral -> odd 2.20 (stake 1)

Para a etapa 1: Mitchelton-Scott no pódio -> odd 2,00 (stake 1)

Para a etapa 1: Bahrain-Merida fora do pódio -> 1,448 (stake 4)

Voltamos a deixar aqui o link do canal Telegram (aplicação que se pode baixar na PlayStore), onde lançaremos live tips durante as etapas caso achemos pertinente. Também outras provas que não tenham acompanhamento na página poderam ter tips.

Link de acesso ao canal de apostas: https://t.me/joinchat/AAAAAEPNkd3AtPPJiZ6gUQ

 

By admin