Decorreu ontem, em S. João de Ver, a apresentação da equipa Vito-Feirense-PNB. Nós estivemos presentes e vamos fazer-vos um pequeno resumo do que aconteceu, bem como uma entrevista exclusiva ao diretor da equipa Joaquim Andrade.



Com a época 2019 a começar foi dia da Vito-Feirense-PNB dar-se a conhecer. Tudo começou com a apresentação do novo autocarro da equipa, muito moderno, dando as condições ideais aos seus ciclistas. Seguiram-se as fotos da praxe, com os ciclistas e os diversos patrocinadores.

Já dentro de um auditório, numa apresentação mais formal, foram apresentados os diversos atletas e diretores desportivos de todos os escalões da equipa, com a equipa elite a ser a última. Por fim, surgiram declarações do presidente do presidente da Junta de Freguesia de S. João de Ver, da Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Santa Maria Feira e do presidente do Sport Clube S. João de Ver e do presidente do Clube Desportivo Feirense, todos parceiros fundamentais para a formação da Vito-Feirense-PNB.



 

Após a apresentação estivemos à conversa com Joaquim Andrade, diretor desportivo da equipa, a quem agradecemos a simpatia e a disponibilidade para a entrevista.

CA – Quais são as expectativas para a nova temporada depois de um ano de 2018 bastante positivo?

JA – As expectativas são altas, estou confiante de que poderemos ter uma grande época. Temos uma equipa muito equilibrado com muita juventude, temos seis corredores com menos de 24 anos, ciclistas muito experientes e ciclistas com muita qualidade. Eu penso que podemos apresentarmo-nos em praticamente todas as corridas com aspirações de vitória, é preciso também que a sorte nos acompanhe porque muitas das vezes é o que faz a diferença no final de um dia. Estou confiante que vamos estar sempre na luta pelas vitórias.

CA – Já falou, durante a apresentação, que existiriam muitas saídas mas também muitas entradas. Está satisfeito com o plantel?

JA – Sim, é verdade. Temos tido alguns azares, algumas pequenas lesões e doenças, com 3 corredores que estão a recuperar de pequenas mazelas mas estou satisfeito. Penso que é um plantel bastante equilibrado e um plantel com alguns ciclistas de um tipo que não tínhamos no ano passado, nomeadamente na combinação do João Matias que terá 2 colegas bastante rápidos que podem fazer um trabalho bom para ele e esses próprios corredores também vão ter as suas oportunidades. Penso que poderemos ser uma das referências nas chegadas em pelotão.



CA – Essa afirmação leva a outra pergunta que já tínhamos preparado que é com as chegadas do Oscar Pelegri e do Filipe Cardoso, o João Matias ganha um comboio ainda melhor do que aquilo que tinha.

JA – Sim, iremos ter que trabalhar essa parte, pouco a pouco, mas temos um bloco de 4 corredores, há ainda outro corredor rápido para além dos referidos, que quando estiverem em sintonia poderão ser muito difíceis de bater. O próprio Oscar Pelegri também em algum tipo de terreno poderá ser uma opção diferente, nomeadamente as chegadas mais duras. Vamos com calma, um passo de cada vez e esperar que rapidamente surja a primeira vitória.

CA – Para as provas por etapas, quando o terreno inclinar mais, o Xuban Errazquin vai se o principal líder?

Sim, temos o Jesus del Pino também, que é um excelente ciclista, é um ciclista que eu admiro muito a sua postura ofensiva e que penso que vai encaixar na perfeição na nossa forma de correr. O Bjorn Thurau passou um ano muito mau e vamos ter que lhe dar algum tempo de adaptação mas penso que poderá ser uma mais-valia, principalmente nas etapas duras e temos alguns jovens que estão numa fase de crescimento e penso que vamos ter algumas boas surpresas.

CA – Para além das provas em Portugal, que provas no estrangeiro estão já confirmadas?

JA – Confirmadas a 100% praticamente temos a Volta a Madrid e a Volta a Castilla y Leon. Depois temos mais algumas provas e alguns convites mas temos que gerir um pouco a situação da equipa e tentar, porque não é fácil estar em duas frentes ao mesmo tempo mas possivelmente iremos dividir, em algumas alturas, a equipa em duas para podermos estar presentes em duas frentes.

 

Foto: Vito-Feirense-PNB/ Helena Dias




By admin