Foto: Tim de Waele/Getty Images

O término do Tour Down Under não significou o fim do ciclismo na Austrália. A maioria das equipas World Tour permaneceu no países dos Antípodas por mais uma semana e, no aquecimento para a Cadel Evans Great Ocean Road Race, disputaram a Surf Coast Classic. Uma prova com um novo perfil, um pouco mais duro, no entanto com os sprinters a serem os principais candidatos. Pela primeira vez desde 2020, a clássica estava na estrada e, com a ausência de Sam Welsford, dominador dos sprints no Tour Down Under, os candidatos eram muitos.

Os World Tour Bauke Mollema, Natnael Tesfatsion e Jonas Rutsch fizeram companhia na fuga do dia aos australianos William Eaves e Zac Marriage, um grupo que nunca teve muita liberdade por parte do pelotão. O grande grupo esteve sempre por perto e, comandado por Jayco AlUla, Intermarché-Wanty, Arkea-B&B Hotels e Israel-Premier Tech, os últimos fugitivos foram apanhados a 4 quilómetros da chegada.



Tudo para decidir ao sprint, numa chegada muito rápida em Torquay. Com boas sensações do Tour Down Under e onde apenas pecava o posicionamento, Biniam Girmay conseguiu corrigir tudo isso no dia de hoje e, com facilidade, foi o mais rápido, triunfando pela primeira vez na temporada. Elia Viviani foi 2º e Corbin Strong completou o pódio. Mais uma prova desastrosa para Caleb Ewan, o pequeno australiano tinha uma grande oportunidade para vencer mas voltou a perder-se no final e foi apenas 12º.

By admin