Foi hoje para a estrada a 4ª edição do Saudi Tour, que este ano teve uma mudança de nome para AIUla Tour. É normal o nome AIUla não soar estranho, é um dos patrocinadores principais da Jayco-AIUla, estrutura World Tour australiana, com este toque e investimento saudita. Por isso mesmo, era uma das formações que mais investia nesta corrida composta por 5 etapas, trazem Simon Yates e Dylan Groenewegen para vingar a desilusão que foi o Tour Down Under. Também presentes estão Movistar, Bahrain, Soudal-Quick Step, Bora-Hansgrohe e UAE Team Emirates, com Ivo Oliveira e Rui Oliveira ao serviço do seu sprinter, Juan Sebastian Molano.

Ruben Guerreiro não estava cá para defender o título conquistado em 2023 e a primeira etapa tinha um perfil perfeito para os sprinters. Não houve propriamente muita história, 5 ciclistas relativamente desconhecidos escaparam-se, Tudor, Soudal e Jayco não deram hipóteses à fuga e o último sobrevivente, Unai Zubeldia, da Euskaltel-Euskadi. A 10 kms da meta havia alguns segundos de bonificação disponíveis num sprint intermédio, vantagem para Matteo Sobrero e para Fred Wright, que somaram 3 e 2 segundos, respectivamente.




Não havia comboios muito grandes, a Uno-x apareceu bem na frente, mas ficou rapidamente sem unidades de trabalho e no quilómetro final surgiu na altura certa a locomotiva portuguesa da UAE, primeiro Ivo Oliveira e depois Rui Olivera, mas Molano hesitou um pouco e perdeu a roda para Casper van Uden, que lançou o sprint na altura certa e aguentou uma carga final de Dylan Groenewegen. Tim Merlier foi 3º, Waerenskjold 4º e Molano somente 8º. Rui Oliveira concluiu em 14º e Ivo Oliveira em 43º.

 

By admin