Já não adjectivos para Remco Evenepoel, o céu é o limite para o jovem de 19 anos da Deceuninck-Quick Step. Depois de no Sábado ter ganho a clássica San Sebastian após um maravilhoso ataque a solo, Evenepoel sagrou-se hoje o novo campeão da Europa de contra-relógio. Sim, contra muitos especialistas de renome e aos 19 anos.
Com um tempo de 24 minutos e 55 segundos o triunfo não foi sequer apertado, 18 segundos para Kasper Asgreen e 20 para o jovem Edoardo Affini, um pódio da nova geração num percurso plano e rápido em Alkmaar. O que impressiona mais é que na teoria era um traçado para corredores possantes e com 70 quilos ou mais, mas Evenepoel tem menos de 65 quilos.
A concorrência era de peso, nomes como Filippo Ganna, Alex Dowsett, Stefan Kung, Jos van Emden ou Yves Lampaert ficaram fora do pódio, numa prova que não teve a presença de nenhum ciclista português. O registo de Evenepoel foi 58 segundos mais rápido que o vencedor da prova sub-23, Johan Price-Petersen. É verdade que as condições atmosféricas podiam estar diferentes, no entanto o traçado era precisamente o mesmo. Evenepoel fez quase 54 km/h de média em 22 quilómetros. Estonteante.
Quanto à representação portuguesa até agora nestes Europeus, Daniela Reis nas elites femininas foi 31ª a 5:03, André Carvalho e Jorge Magalhães nos sub-23 masculinos foram respectivamente 39º e 42º, nos juniores masculinos Daniel Dias foi 46º e Diogo Narciso 49º e por fim nas juniores femininas Daniela Campos ficou em 26ª a 2:53 da vencedora.