Mais uma Volta ao Alentejo saiu para a estrada, com a 37ª edição a ter 124 corredores à partida em Montemor-o-Novo. Ao quilómetro 5 formou-se a fuga do dia com James Fouche, Antonio Soto, Pedro Pinto e David Ribeiro, no entanto esta ficou reduzida aos 2 primeiros pouco depois.
O pelotão liderado pela W52-FC Porto permitiu a fuga ganhar mais de 7 minutos de vantagem no entanto quando o entendeu começou a reduzir tamanha diferença. Apenas com 2 ciclistas na frente, havia 1 segundo de bonificação em cada um dos 3 sprints intermédios. Raul Alarcon, Ricardo Mestre e Edgar Pinto aproveitaram para conseguir segundos, podendo ser importante para a geral.
Após a contagem de montanha em Portel, onde Antonio Soto foi primeiro, este decidiu esperar pelo pelotão, deixando Fouche sozinho na frente de corrida. Sozinho, o campeão neo-zelandês não teve tarefa fácil e com o trabalho da Euskadi-Murias e do Sporting/Tavira a fuga do ciclista da Team Wiggins foi anulada a 25 quilómetros da chegada.
A partir daí começou-se a preparar o sprint e, no final, na chegada a Moura, o mais forte foi Enrique Sanz, espanhol da Euskadi-Murias que já tinha ganho na Volta a Portugal do ano passado. O espanhol bateu Luís Mendonça e Vicente Garcia de Mateos, sendo o primeiro camisola amarela da Alentejana. A geral ficou já selecionada, com apenas 30 ciclistas a chegarem com o tempo do vencedor.