Um contra-relógio curto, montanhoso, sinuoso e perigoso abriu as hostilidades na Volta ao País Basco. Lawson Craddock tentou continuar o ímpeto da EF Education First e liderou durante algum tempo, antes da chegada de Enric Mas, que com 17:34 ficou muito tempo na cadeira do poder e garantiu vantagem na geral sobre alguns dos seus rivais.




O austríaco Patrick Konrad surpreendeu, e de que maneira, ao parar o relógio em 17:29, ficando ele na frente. O seu companheiro de equipa, Maximilian Schachmann, viria a pulverizar todos os registos anteriores, passou para a frente por quase 20 segundos e resistiu a ciclistas como Adam Yates, Daniel Martinez e Geraint Thomas.

Os últimos grandes desafios também foram superados, primeiro Michal Kwiatkowski, depois Julian Alaphilippe e por fim Ion Izagirre, todos fizeram pior que Maximilian Schachmann e o jovem alemão somou a 2ª vitória em poucos dias, depois da etapa na Volta a Catalunha. Daniel Martinez foi 2º e Michal Kwiatkowski em 3º. A Astana que tem aqui uma equipa de luxo não colocou ninguém no top 5, portanto é de esperar que a formação cazaque rebenta a corrida, principalmente nos últimos 2 dias.



By admin