Este 3º dia da Volta à Comunidade Valenciana não só era um sobe e desce constante como tinha a distância como um grande obstáculo, quase 200 kms nesta fase da temporada fazem mossa. Mais uma vez a W52/FC Porto marcou presença na fuga e mais uma vez com Raul Alarcon, que se fez acompanhar de Cyril Barthe, Fernando Barceló, Preben van Hecke, Mauricio Moreira, Diego Rubio, Julien Duval, Awet Andemeskel, Diego Lopez e Alexey Kurbatov.




A diferença deste grupo chegou quase aos 7 minutos e só começou a baixar a sério quando a Astana começou a ajudar a Dimension Data, só que a escapada entrou nos 20 kms finais ainda com 2 minutos. Raul Alarcon foi o primeiro a lançar um ataque mais sério na fuga e foi embora juntamente com Preben van Hecke, Barthe e Barceló, com o quarteto a ser alcançado a 8 kms do final, já na aproximação à última contagem de montanha.

A CCC Team tentava controlar as operações, mas Ben Hermans quebrou a monotonia. Ainda teve a companhia de mais alguns ciclistas só que o pelotão reuniu-se de novo para a parte final. Em mais um final muito técnico, saiu beneficiado quem entrou na frente. Luis Leon Sanchez tentou um ataque de longe, que não surtiu efeito já que foi seguido de perto por Greg van Avermaet. O ciclista belga da CCC Team tinha Matteo Trentin na sua roda e parecia que o campeão europeu o ia ultrapassar, mas resistiu mostrando uma grande condição física, para celebrar o primeiro triunfo do ano. O pódio ficou completo por Trentin e Luis Leon Sanchez, com o campeão mundial Alejandro Valverde a ficar no 4º posto.




Foi uma estreia a ganhar em 2019 para Avermaet, mas não para a CCC Team, que já leva 3 triunfos. Na geral Edvald Boasson Hagen conseguiu manter a liderança. Quanto aos portugueses, Nelson Oliveira esteve ao ataque e foi o melhor na etapa, finalizando em 21º. Graças a isso subiu ao 4º posto da geral. Amaro Antunes foi 24º e Rui Costa 26º, com o mesmo tempo do vencedor. Joaquim Silva caiu no quilómetro final e a organização ainda deve corrigir o tempo do ciclista da W52/FC Porto.

Edgar Pinto foi 48º a 48 segundos, José Gonçalves 49º a 1:06, Ricardo Vilela e José Fernandes foram 54º e 55º, respectivamente, ambos a 1:26, João Rodrigues ficou em 63º a 2:31, Raul Alarcon fechou em 87º a 4:08, Samuel Caldeira ficou em 90º a 5:28, Rui Vinhas foi 107º a 10:13 e António Carvalho foi 149º a 20:26.




By admin