Herrada e Cofidis vencem depois da desilusão de ontem, Dylan Teuns novo líder

Quem viu somente os últimos 10 quilómetros da etapa perdeu grande parte dos acontecimentos desta 6ª jornada da Vuelta. Primeiro a luta para entrar na fuga foi muito grande, havia o sentimento que a escapada iria resultar. Wout Poels andou muitos quilómetros isolado, houve grupos grandes destacados e finalmente pegou um grupo composto por David de la Cruz, Gianluca Brambilla, Jesus Herrada, Dylan Teuns, Pawel Poljanski, Dorian Godon, Tejay van Garderen, Bruno Armirail, Nelson Oliveira, Tsgabu Grmay e Robert Gesink. O pelotão ainda hesitou, mas lá deixou a fuga ir, com a Astana interessada em perder a camisola vermelha.




Sensivelmente a meio da tirada houve uma grande queda no pelotão, que obrigou ao abandono de Rigoberto Uran, Hugh Carthy, Victor da la Parte e Nicholas Roche. O dia foi mesmo um pesadelo para a EF Education First, Sergio Higuita também ficou afectado e Tejay van Garderen viria a cair na fuga, perdendo assim a hipótese de discutir a jornada. Davide Formolo também ficou mal tratado.

A diferença da fuga para o pelotão foi aumentando e na frente começaram os ataques, primeiro Tsgabu Grmay e depois Nelson Oliveira, este duo entrou na subida final com 40 segundos de avanço e conseguiram manter essa diferença até às mexidas no grupo perseguidor. Jesus Herrada e Dylan Teuns aceleraram de forma impressionante e rapidamente chegaram à frente, primeiro Grmay e depois Nelson Oliveira cederam.




Teuns puxava a pensar na camisola vermelha e Herrada sabia disso e guardou-se para a ofensiva nos 400 metros finais. O ciclista espanhol da Cofidis festejou efusivamente a sua maior vitória da carreira, logo numa temporada que está a ser a melhor de sempre, este foi o seu 6º triunfo. Teuns aguentou o 2º lugar e Dorian Godon ficou em 3º. Entre os favoritos Tadej Pogacar foi o único a mexer e ganhou alguns segundos à concorrência com isso. Dylan Teuns é o novo líder com 38 segundos sobre David de la Cruz Nelson Oliveira terminou a etapa em 7º a 45 segundos, Ruben Guerreiro foi 39º, Domingos Gonçalves, Nuno Bico e Ricardo Vilela chegaram os 3 a 21:45 do vencedor.

, , , , , , , , , , ,