Das Caldas da Rainha ao World Tour é uma maratona, mas graças ao seu talento, desempenho na estrada e resultados, João Almeida encurtou e muito essa distância. Nada que seja uma surpresa, foi público que João Almeida integrou 2 estágios da equipa belga há alguns meses. Estando numa fantástica equipa de formação como a Axeon, obtendo resultados de alto calibre e sendo agenciado pela CORSO tudo se conjugou para a passagem de João Almeida para a Deceuninck-Quick Step em 2020, num contrato válido por 2 temporadas.
O jovem português que fez recentemente 21 anos até se iniciou no ciclismo algo tarde, mas em 2016 foi campeão nacional de juniores em estrada e contra-relógio. Em 2017 saiu para a Unieuro onde adquiriu muita experiência, competindo em muitas provas internacionais do escalão 2.2, somou 4 vitórias ao todo e foi recrutado pela Axeon. A época de 2018 foi de sonho, vencedor da Liège-Bastogne-Liège para sub-23, 2º no Giro sub-23, 7º na Volta a França do Futuro, falou-se na passagem imediata a profissional.
No entanto João Almeida fez uma escolha, ficar mais uma temporada na Axeon e a competir em sub-23. Fez uma abordagem diferente, preparou um pico de forma para a Volta a França do Futuro, prova da qual ficou de fora, aproveitando agora essa competição física para ser actualmente 7º no Tour of Utah. Ele que há cerca de mês e meio foi campeão nacional sub-23 em estrada e contra-relógio. Depois de no final de 2018 os gémeos Ivo e Rui Oliveira terem saído da Axeon para a UAE Team Emirates, agora é a vez de João Almeida sair para o World Tour.
Em comunicado João Almeida disse que “a Deceuninck-Quick Step foi sempre a minha primeira escolha e é um sonho juntar-me a esta equipa. O ambiente é excelente e pude ver isso nos estágios, há uma grande ligação entre todos e isso é um aspecto que realmente gosto. Para além disso, quando tomei a minha decisão, tive em conta que a Deceuninck-Quick Step é uma equipa conhecida por desenvolver jovens talentos. Estou ansioso pela minha primeira temporada como profissional, espero ajudar a equipa, aprender e melhorar o máximo possível.”
Boa sorte João!