O primeiro dia de Maio trazia todas as decisões da Taça de Portugal, com a Clássica Aldeias do Xisto a ser a terceira e última prova pontuável para a competição. Uma dura chegada a Gondramaz era o que esperava os ciclistas no final da 3ª edição da prova.
O dia foi bastante agressivo, com várias tentativas de fuga mas sem que nenhuma se conseguisse consolidar na frente de corrida devido à feroz perseguição do pelotão. Oscar Hernandez foi um dos ciclistas mais combativos, entrando em solitário nos derradeiros 15 quilómetros, com uma vantagem de 30 segundos mas a Efapel assumiu a perseguição e anulou as intenções do espanhol do Aviludo-Louletano.
Tudo se decidiu na subida final, onde Joni Brandão foi, de longe, o mais forte. O ciclista da Efapel atacou a 4 quilómetros da chegada e nunca mais ninguém o viu. Após ter ganho a última etapa do Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela, o português somou novo triunfo, com Luís Mendonça a ser 2º, a 32 segundos, e Henrique Casimiro 3º, a 58 segundos.
Na luta pela Taça de Portugal, e com o 2º lugar alcançado, Luís Mendonça é o vencedor final, somando um total de 125 pontos, com Joni Brandão a ficar com 77 e Jonathan Lastra com 75. Fábio Costa foi o vencedor entre os sub-23, ao passo que nas equipas, entre as elites ganhou a W52-FC Porto e as sub-23 a Sicasal/Constantinos.