Mais um nome a fixar: Cees Bol. O jovem holandês da Team Sunweb foi o vencedor da 7ª e última etapa da Volta a Califórnia, com chegada a Pasadena, celebrando assim o 2º triunfo como ciclista profissional. O primeiro tinha sido na Nokere Koerse, em Março. Na altura bateu Pascal Ackermann e Jasper Philipsen, na noite de ontem (hora portuguesa) derrotou Peter Sagan e…Jasper Philipsen.  Não é qualquer um que pode dizer que terminou à frente de Pascal Ackermann e Peter Sagan em luta directa.




Esta Volta a Califórnia fica claramente marcada pela juventude, ora vejamos os vencedores de etapa:

Peter Sagan – 29 anos
Kasper Asgreen – 24 anos
Remi Cavagna – 23 anos
Fabio Jakobsen – 22 anos
Ivan Garcia Cortina – 23 anos
Tadej Pogacar – 20 anos
Cees Bol – 23 anos

A juntar a isto temos o pódio da prova, onde terminou Pogacar (1º), Asgreen (3º) e Higuita (2º), o jovem colombiano tem 21 anos. Curiosamente o único que destoa da tendência é precisamente Peter Sagan e Jasper Philipsen (21 anos) também fez pódio em 2 etapas. Já no ano passado a os meninos do ciclismo internacional tinham aproveitado a Volta a Califórnia para dar um salto na hierarquia.




Quanto à etapa desta noite, foi bem mais animada do que o resultado transparece. Uma fuga com mais de 1 dezena de ciclistas marcou a jornada, uma escapada com Rui Oliveira e o 11º classificado da geral Maximilian Schachmann. Mesmo por isso o grupo nunca ganhou uma vantagem muito grande. Na fase complicada da jornada a EF Education First destruiu por completo o pelotão, reduziu-o a 15 ciclistas e alcançou a fuga do dia na tentativa de deixar o líder Tadej Pogacar para trás.

Só que nem isso foi conseguido, nem sequer deixaram Pogacar isolado, a superioridade numérica dos comandados de Jonathan Vaughters foi mesmo desperdiçada já que nem um único ataque a sério fizeram. Na descida até Pasadena e ao circuito final houve um reagrupamento, engrossando o pelotão para 70/80 unidades, ainda houve um ataque perigoso da Quick-Step com Remi Cavagna e Kasper Asgreen, mas a UAE Team Emirates teve ajuda das equipas dos sprinters, de forma surpreendente quase todos resistiram ao forte ritmo e estiveram na discussão da jornada.




Foi precisamente no sprint final que Cees Bol bateu Peter Sagan e Jasper Philipsen, Bol lançou o seu sprint bem cedo e nenhum dos nomes bem mais conceituados bateu o holandês da Team Sunweb. O final também ficou marcado pela queda de Rui Oliveira, felizmente o português só ficou com alguns arranhões e queimaduras e com nada partido. João Almeida e José Gonçalves terminaram no grupo principal. Na geral João Almeida foi 33º, Rui Oliveira foi 57º e José Gonçalves 66º. A única alteração na geral neste último dia foi a subida de Maximilian Schachmann a 10º devido às bonificações nos sprints intermédios.

 

By admin