Muitos quilómetros e muita montanha na Volta a Califórnia hoje. A etapa foi rápida desde o tiro de partida, uma fuga bem forte com Luke Rowe, Mads Pedersen, Evan Huffman, Davide Ballerini, Pawel Bernas, Michael Storer e Michael Hernandez a obrigar o pelotão a um controlo apertado. O pelotão manteve sempre a diferença a rondar os 3 minutos e a 100 kms da meta a situação alterou-se.
A Axeon lançou-se para a frente com Edward Anderson e o jovem norte-americano alcançou a fuga. Depois foi a EF Education First a impor um ritmo elevadíssimo que reduziu a diferença para 50 segundos, para depois alcançar toda a fuga a 75 kms do final. Um ataque de Lachlan Morton 10 kms finais partiu por completo o grupo principal e na frente ficou com um grupo também com Lawson Craddock, David de la Cruz, Rohan Dennis, Felix Grossschartner, Camilo Munoz, Natnael Berhane, Darwin Atapuma, Matteo Badilatti, Neilson Powless, Evan Huffman, Rob Britton, Davide Ballerini e Edward Anderson.
A vantagem deste grupo de 15 elementos esticou a diferença para mais de 1 minuto no final da principal subida do dia. Trek-Segafredo e Jumbo-Visma trabalharam para reduzir a vantagem e a 30 kms da meta houve junção de grupos e ficaram 30 a 40 elementos na frente. Na descida houve alguma hesitação com Davide Ballerini e Kasper Asgreen a destacarem-se, tendo mais tarde a companhia de Maximilian Schachmann, Gianni Moscon, Rob Britton, Tejay van Garderen, Lawson Craddock, Cristian Munoz, Tadej Pogacar, Jonas Gregaard e Mathias Le Turnier.
Este grupo com cerca de 10 elementos foi ganhando vantagem já que não havia uma perseguição coordenada no 2º grupo. Já dentro dos 2 kms finais Davide Ballerini jogou a sua última cartada sem grande sucesso e foi Tejay van Garderen a fazer nova selecção levando na roda somente Kasper Asgreen, Tadej Pogacar e Gianni Moscon.
Quando parecia que o norte-americano da EF Education First ia encaminhado pela vitória Kasper Asgreen desferiu uma forte aceleração na última curva e distanciou toda a gente, vencendo a 2ª etapa da Volta a Califórnia à frente de Tejay van Garderen e Gianni Moscon. O grupo principal chegou a 31 segundos, com todos os grandes favoritos. Tejay van Garderen é agora o novo líder com 6 segundos sobre Moscon e 7 sobre Asgreen.
O melhor português foi José Gonçalves em 39º a 2:36, João Almeida foi 46º a 8:07 e Rui Oliveira 60º a 9:11.