“King Kung” vence em Lagoa, Pogacar voa para reforçar surpreendente liderança

Lagoa voltou a receber o esforço individual da Volta ao Algarve, um percurso em tudo idêntico a 2018 com vários especialistas de olhos na vitória. Ao longo dos 20300 metros e com uma média de quase 50 km/h foi Stefan Kung o mais forte, ele que se estreou a ganhar pela Groupama-FDJ nesta estreia pela formação francesa.



Ainda assim a vitória não foi nada fácil, o campeão suíço da especialidade bateu o dinamarquês Soren Kragh Andersen por somente 2 segundos. Outro dos especialistas em contrarrelógio à partida, Kragh Andersen aproveitou para subir ao 3º lugar da classificação geral e será ainda uma forte carta a jogar pela Team Sunweb na etapa do Malhão. O pódio na jornada ficou fechado com Yves Lampaert, o campeão belga de estrada fez um grande esforço e ficou a 5 segundos de Kung.

Ryan Mullen foi 4º a 5 segundos e o camisola amarela Tadej Pogacar confirmou a surpresa que se começou a desenhar ontem. Foi 5º hoje e estendeu a liderança para 31 segundos sobre Enric Mas, com o espanhol a defender-se bem. Uma das surpresas do dia pela negativa foi a Team Sky, Wout Poels caiu de 2º para 4º na geral, Dylan van Baarle e David de la Cruz não terminaram no top 10 e foi Tao Geoghgan Hart e salvar a honra do convento para finalizar no 8º posto hoje.



O melhor ciclista português foi José Gonçalves, ao assinar o 14º melhor registo e Amaro Antunes mostrou nítidas melhorias no contrarrelógio, foi 32º a 1:14, mas conseguiu manter o top 10 na geral. Só cedeu, por exemplo, 25 segundos para Wout Poels, o que é muito positivo. O campeão nacional da especialidade, Domingos Gonçalves, foi 50º e o melhor elemento de uma equipa portuguesa foi Rafael Reis, em 51º. João Rodrigues e Joaquim Silva foram prejudicados hoje (não são especialistas) e caíram para 17º e 22º, respectivamente, tendo ainda a etapa do Malhão para possíveis recuperações.

Amanhã decorre a 4ª etapa, 198,3 kms entre Albufeira e Tavira, onde é expectável uma chegada em pelotão compacto, antes da etapa rainha no Domingo.




, , , ,