Como se previa, a chuva marcou forte presença em Glasgow para a 3ª edição dos Campeonatos da Europa, tornando o percurso ainda mais duro. A fuga formou-se nos primeiros quilómetros, com Mihkel Raim, Polychronis Tzortzakis, Robert-Jon McCarthy, Krists Neilands, Roland Thalmann, Josef Cerny e Matthias Krizek.

As Selecções da Bélgica, França e Itália uniram-se, desde logo, na perseguição, numa fuga que chegou a ter pouco mais de 5 minutos de vantagem. As difíceis condições atmosféricas levaram a muitos abandonos, inclusive de Peter Sagan e Rui Costa, à falta de 6 voltas para o final, a cerca de 75 quilómetros da chegada.

À entrada de nova volta, atacavam no pelotão, Jelle Wallays, Tosh van der Sande, Davide Cimolai e Hugo Hoffstetter, juntando-se a alguns elementos da fuga que ainda restavam na frente. No pelotão, foi a Holanda a pegar na corrida, tentando e conseguindo anular a fuga a 60 quilómetros da chegada.

Pouco depois foi Xandro Meurrisse a lançar-se ao ataque. O belga chegou a ter alguma margem, antes de Nico Denz lançar outro ataque, levando consigo mais 9 ciclistas: Mathieu van der Poel, Maurits Lammertink, Matteo Trentin, Davide Cimolai, Wout van Aert, Michael Albasini, Jesus Herrada, Pierre Luc-Perichon e Emils Liepins. O entendimento foi logo conseguido, com o pelotão, liderado pela França a reagir quando a fuga já tinha 1:15 de vantagem.

A vantagem continuou a aumentar com o passar dos quilómetros e à entrada da última volta, nos últimos 15 quilómetros, tinham praticamente 2:30 minutos de vantagem para o pelotão. Estava na frente a luta pelas medalhas e pelo título europeu. À falta dos 10 quilómetros finais, com Maurtis Lammertink na frente, existiu uma queda na frente, numa curva muito perigosa, deitando ao chão o holandês, Albasini, Cimolai e Meurrisse. De todos estes, apenas Cimolai conseguiu voltar à frente de corrida, ficando 5 ciclistas na frente.

O grupo de 5 continuou a colaborar, mas entre-olhando-se, antes da subida final, a 3700 metros da chegada, onde Davide Cimolai meteu um ritmo muito forte. O italiano manteve-se na frente até aos 250 metros finais, já que fez o lançamento para Matteo Trentin. O italiano arrancou e teve logo resposta de Wout van Aert e Mathieu van der Poel. Os dois fenómenos do cyclocrosse estavam lado a lado com o italiano mas nunca o conseguiram ultrapassar. Matteo Trentin conquistava o título europeu, com van der Poel em 2º e van Aert em 3º.

 Demarcus Walker Authentic Jersey scarpe nike air max

By admin