Menu da semana #15 [29/04/19 – 05/05/19]

A ressaca da semana das Ardenas faz-se com o Tour de Romandie, último grande objetivo para muitos ciclistas antes de uma pausa para a segunda fase da temporada ou última prova antes do Giro para outros. 6 dias de competição em terras helvéticas a partir de terça-feira, com etapas para todos os gostos, onde Rui Costa a assegurar a representação portuguesa, numa prova onde já teve bons resultados. O Tour de Romandie terá a sua antevisão publicada ainda no dia de hoje.




Maio começa com mais clássica World Tour, com o pelotão a deslocar-se à Alemanha para a Eschborn-Frankfurt, onde Alexander Kristoff é rei e senhor, tendo ganho as últimas 4 edições. O Viking está de regresso, terá o apoio de Ivo Oliveira para tentar a quinta mas a concorrência será de peso, numa prova que também terá a sua antevisão.

O calendário europeu vai ter uma semana mais tranquila mas mesmo assim destacam-se duas provas. Primeiro o Tour of Yorkshire, que começa na quinta-feira e tem vindo a ganhar uma importância considerável no panorama internacional. Quatro etapas no duro e imprevisível terreno britânico onde Greg van Avermaet vai tentar defender o título alcançado no ano passado, numa prova que marca a estreia da Team INEOS.

No dia seguinte, na vizinha Espanha, começa a Vuelta as Asturias, prova de 3 dias com bastante montanha onde W52-FC Porto e Rádio Popular-Boavista vão estar presentes, numa competição onde ambas já tiveram bons resultados com Raul Alarcon a ganhar em 2017 e João Benta a terminar em 4º nesse mesmo ano.  No ano passado, Ricardo Mestre ganhou uma etapa e foi 3º.




O ciclismo está, também, de regresso a Portugal, com a Clássica Aldeias do Xisto, prova que vai decidir a Taça de Portugal. Dia 1 de maio vai coroar o sucessor de David Rodrigues. Vicente Garcia de Mateos e Daniel Mestre ganharam as duas primeiras edições, quem triunfará em Gondramaz onde os últimos 5 quilómetros são a 8.5%? No fim-de-semana, corre-se uma nova prova no calendário nacional, o Troféu O Jogo, disputado na Póvoa de Varzim e em Vieira do Minho, duas etapas em circuitos bem duros, para os classicómanos.

A Seleção Nacional sub-23 terá compromissos no fim-de-semana, na luta por pontos rumo à qualificação para o Tour de l’Avenir. André Carvalho (Hagens Berman Axeon), Fábio Costa (UD Oliveirense/InOutBuild), Francisco Campos e Jorge Magalhães (W52-FC Porto), Gonçalo Carvalho (UC Monaco) e Miguel Salgueiro (Sicasal/Constantinos) vão correr a L’Étoile d’Or e a Entre Brenne et Montmorillonnais, nos dias 4 e 5 respetivamente, onde só a primeira dá pontos para o ranking. Estas são clássicas com algumas dificuldades que se costumam decidir ao sprint em grupos mais restritos.




, , , , , ,