Tabor foi o epicentro do ciclocrosse por estes dias, com a disputa dos Campeonatos do Mundo da modalidade. Mathieu van der Poel era o campeão em título e, ao mesmo tempo, o grande favorito à vitória. O neerlandês não quis esperar muito e na primeira volta arrancou logo forte. Niels Vandeputte ainda seguiu o seu adversário durante um pouco mas estava claro que Van der Poel ainda tinha uma mudança extra e, quando o fez ficou sozinho na frente.



4 minutos de prova feitos e já o grande favorito estava isolado na frente de corrida, passando na meta pela primeira vez já com mais de 10 segundos. Joris Nieuwenhuis era o seu rival mais direto, foi durante toda a corrida só que Van der Poel sabia muito bem o que estava a fazer. Com uma gestão de esforço perfeita, o neerlandês foi, aos poucos, aumentando a sua diferença para o compatriota, até ter uma vantagem bastante sólida.

Com o triunfo a estar assegurado, Van der Poel correu de forma mais cautelosa, evitar uma queda também era importante para a temporada de estrada. No final, 6º título mundial da carreira nos elites para Van der Poel, vencendo com 37 segundos de avanço para Nieuwenhuis. Michael Vanthourenout fez uma corrida de menos a mais, terminando em 3º a 1:06. O top-5 ficou completo com Pim Ronhaar e Eli Iserbyt. Na Chéquia, destaque para o 7º posto de Michael Boros, numa prova que marcou a despedida de Zdenek Stybar.



Relativamente às restantes provas, disputadas desde sexta-feira, Fem van Empel também renovou o título nas elites femininas, Tibor del Grosso venceu nos sub-23 masculinos, Zoe Backsteadt nas sub-23 femininas, Stefano Viezzi nos juniores masculinos e Celia Gery nas juniores femininas.

By admin