O italiano Gianni Moscon regressou à competição em grande, depois de ter ganho a Coppa Agostoni, no passado dia 15, superou hoje um pelotão de luxo no Giro della Toscana, competição que estava desenhada para 2 dias de prova, mas acabou por se transformar numa clássica. Recorde-se que Moscon foi desqualificado no Tour após uma agressão em Elie Gesbert e posteriormente suspenso.

O percurso foi duro e selectivo, 3 passagens pelo Monte Serra (com cerca de 9 kms a 7%), a última delas a 28 kms do final. Foi precisamente nessa passagem final que a Team Sky partiu por completo o grupo, primeiro Kenny Elissonde, e depois Eddie Dunbar, o mais recente reforço da equipa. O esforço de Dunbar fez com que somente Domenico Pozzovivo e Romain Bardet conseguissem acompanhar o ritmo, para além de Moscon. O forcing de Moscon no último quilómetro da subida deixou para trás Pozzovivo, que viria a recolar na descida, mostrando que melhorou muito essa sua faceta nos últimos meses.

O trio caminhou relativamente tranquilo até à meta, já que o grupo perseguidor, com cerca de 20 unidades, não conseguia organizar uma perseguição fluída, e acabou por chegar a mais de 1:20. No sprint final, como seria de esperar pelos seus pergaminhos, Gianni Moscon derrotou Romain Bardet e Domenico Pozzovivo, por esta ordem, com o 4º classificação a ser Giovanni Visconti. Os portugueses Joaquim Silva e Rafael Reis estiveram em competição, Rafael Reis não terminou a prova, e Joaquim Silva foi 49º.

Quem também esteve entre os muitos abandonos foi Mikel Landa, ele que fazia aqui um teste decisivo para os Mundiais de Innsbruck. O seleccionador espanhol tinha escolhido o ciclista da Movistar para a prova de estrada, mencionando que ele poderia ser substituído por Omar Fraile, caso não tivesse em condições físicas. Esta prova veio mostrar precisamente isso, que Mikel Landa ainda não está totalmente recuperado da grave queda sofrida na Clássica San Sebastian, e por isso, irá falhar os Mundiais, com Omar Fraile a tomar o seu lugar. Os restantes elementos da selecção espanhola para a prova de estrada são Alejandro Valverde, Ion Izagirre, Enric Mas, David de la Cruz, Jonathan Castroviejo, Jesus Herrada e Mikel Nieve

By admin