Jornada decisiva na Vuelta às Asturias, com uma subida bem longa perto do final. Os dois participantes da fuga de ontem voltaram a repetir presença, com Francisco Mancebo e Daniel Turek desta vez a terem a companhia de Joel Nicolau e Peio Goitkotxea. O trabalho excelente da Movistar controlou a escapada e alcançou-a mesmo antes da subida ao Santuario del Acebo.




A formação espanhola partiu por completo o pelotão na subida, primeiro Jose Joaquin Rojas reduziu o grupo principal a 20 elementos, depois Antonio Pedrero passou para a frente e só Landa, Carapaz, Neilands e David Rodrigues o conseguiram seguir e por fim atacou Mikel Landa. Numa fase inicial só mesmo David Rodrigues aguentou com o duo da Movistar, mas Landa e Carapaz foram mesmo embora, ficando David Rodrigues, Krists Neilands, Mikel Bizkarra e Alexandr Vlasov na perseguição.

Landa e Carapaz seguiram o seu caminho para o triunfo de forma relativamente confortável, com 1 minuto para Vlasov, o perseguidor mais próximo. O russo foi apanhado por Krists Neilands e já depois de Carapaz e Landa darem as mãos e a vitória ficar para o equatoriano, Neilands bateu Vlasov no sprint pelo 3º lugar. A mais de 2:30 chegou um grupo com alguns representantes das equipas portuguesas, Vicente Garcia de Mateos foi 5º, David Rodrigues 7º e Edgar Pinto o 8º, estão agora todos no top 10 da geral e amanhã tentarão manter essa situação.



By admin