Comparado com outros desportos, principalmente o futebol e o basquetebol, onde os salários dos seus desportistas são bastante elevados, o ciclismo não apresenta ordenados astronómicos. É certo que não podemos comparar estas modalidades, estão em patamares distintos, os apoios são completamente diferentes e têm outro mediatismo e acompanhamento, o que, só por si, leva a estas discrepâncias.
Foi no dia de hoje que o jornal italiano La Gazzetta dello Sport divulgou a lista dos 10 ciclistas mais bem pagos do Mundo. Como já vem sendo hábito nas últimas listas tornadas públicas, o líder é Tadej Pogacar. A super-estrela eslovena aufere um salário anual de 6 milhões de euros. Na toda-poderosa UAE Team Emirates, acaba por ser algo natural Pogacar estar no primeiro lugar, ainda para mais fruto do seu contrato de longa duração assinado (até 2027). A equipa árabe tem outro ciclista na lista dos 10 mais, com Adam Yates a receber 2,7 milhões de euros por ano.
A transferência de Primoz Roglic para a BORA-hansgrohe fez correr muita tinta e, para além da vertente desportiva, os bolsos do esloveno ficaram a ganhar. O 4 vezes vencedor de Grandes Voltas irá auferir 4,5 milhões de euros anuais, num salário onde se acredita que a Red Bull tinha uma forte contribuição. Em terceiro lugar surge, finalmente, o primeiro Visma|Lease a Bike. Falamos do bicampeão da Volta a França, Jonas Vingegaard (4 milhões de euros). A equipa neerlandesa tem, ainda, outro dos seus líderes neste top-10, com Wout van Aert a estar em 5º lugar, com um salário anual de 3,5 milhões de euros.
A INEOS Grenadiers continua a ser uma das equipas com um dos maiores orçamentos do pelotão mundial e, apesar de não ter os seus ciclistas nos primeiros lugares, ainda coloca 3 nos 10 mais bem pagos do Mundo. aparece de seguida com 3 ciclistas. São eles o multidisciplinar Tom Pidcock (2,7 milhões de euros), Egan Bernal e Carlos Rodriguez (ambos 2,5 milhões de euros).
Dentro do top-10, falta, apenas, mencionar os dois campeões do Mundo de estrada. Mathieu van der Poel encontra-se em 4º lugar, com 4 milhões de euros e Remco Evenepoel em 6º lugar, com 2,8 milhões de euros, sendo os únicos representantes das respetivas equipas. Salvaguardar que esta lista não incluiu outros valores como patrocínios individuais, pelo que alguns atletas podem ganhar bem mais
Top 10 dos ciclistas mais bem pagos do Mundo:
- Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) – 6 milhões de euros
- Primoz Roglic (BORA-hansgrohe) – 4,5 milhões de euros
- Jonas Vingegaard (Visma|Lease a Bike) – 4 milhões de euros
- Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck) – 4 milhões de euros
- Wout van Aert (Visma|Lease a Bike) – 3,5 milhões de euros
- Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep) – 2,8 milhões de euros
- Tom Pidcock (INEOS Grenadiers) – 2,7 milhões de euros
- Adam Yates (UAE Team Emirates) – 2,7 milhões de euros
- Egan Bernal (INEOS Grenadiers) – 2,5 milhões de euros
- Carlos Rodriguez (INEOS Grenadiers) – 2,5 milhões de euros