A organização da Volta ao Algarve tornou hoje oficial as partidas e chegadas de todas as etapas da 45ª edição da Volta ao Algarve, que irá decorrer de 20 a 24 de Fevereiro em estradas algarvias (um pouco mais tarde que em 2018, a prova realizou-se de 14 a 18 e Fevereiro).




Como já tinha sido anunciado, a prova portuguesa mais importante no que toca à categoria no calendário da União Ciclista Internacional irá arrancar de Portimão, nesse dia com chegada prevista a Lagos, numa longa ligação de quase 200 quilómetros. No ano passado o final da 1ª etapa também tinha sido em Lagos, com vitória de Dylan Groenewegen, mas a partida tinha sido em Albufeira.

A montanha surge logo no 2º dia, uma tirada com cerca de 3600 metros de acumulado, que vai culminar no Alto da Fóia, o ponto mais alto do Algarve, que foi um adição recente à prova algarvia. Em 2018 triunfou Michal Kwiatkowski, numa etapa que tinha partido de Sagres. Este ano, o início da etapa será feito de Almodôvar. A subida final terá 8 quilómetros a 6,3%.




O contrarelógio tradicional será à 3ª jornada, e também num percurso habitual, o mesmo de 20300 metros em que Geraint Thomas ganhou com o registo de 24:09 no ano transacto. Albufeira deixou de receber o início oficial da Volta ao Algarve, mas continua como começo de etapa, desta vez a 4ª, que tem final previsto em Tavira, onde Dylan Groenewegen bisou e onde os sprinters têm novamente muitas possibilidades.

Mais uma vez o Alto do Malhão irá acolher o final da Volta ao Algarve, num longo dia de montanha, com um total de 173,5 quilómetros e partida de Faro. Os últimos 2500 metros da “Algarvia” têm 9,9% de inclinação e viram Amaro Antunes triunfar em 2017, num momento épico face às equipas WT. Espera-se novamente um elenco de luxo, que deve ser anunciado nas próximas semanas.



By admin