Caminhamos a passos largos para a derradeira Grande Volta da temporada, a Vuelta a Espanha. Iniciando-se já no próximo fim-de-semana, as equipas começam a anunciar os seus blocos para a competição espanhola e, no dia de hoje, conheceu-se a presença de 5 ciclistas das equipas nacionais. A formação que mais atletas lusos leva é a UAE Team Emirates, que convocou os 3 portugueses do seu plantel. João Almeida parte com ambições para a classificação geral, tentando melhorar o 5º lugar da temporada passada, numa equipa que também tem o campeão nacional Ivo Oliveira e Rui Oliveira.



João Almeida parte como um dos líderes da equipa árabe, a par de Juan Ayuso (3º classificado na edição transata), com Finn Fisher-Black, Marc Soler e Jay Vine no apoio para a montanha. Os gémeos Oliveira serão os braços direitos de Juan Sebastian Molano para os sprints, um comboio curto mas com muito potencial. Não será de descorar ambos terem oportunidades nos dias de média montanha, através de fuga, Rui Oliveira já esteve preto de vencer num dia assim.

Se a UAE Team Emirates leva 3 ciclistas nacionais, a Movistar leva os 2 que tem no seu plantel. A equipa de Eusebio Unzué aposta as suas fichas no espanhol Enric Mas, depois de ter abandonado no Tour devido a queda, Mas pretende um grande resultado, já não será fácil igualar o feito da temporada passada quando foi 2º. No apoio ao corredor espanhol estarão Carlos Verona, o campeão nacional Oier Lazkano, Einer Rubio, Jorge Arcas, Ivan Garcia Cortina e os lusos Nelson Oliveira e Ruben Guerreiro.



Uma das peças base do bloco de Enric Mas, Nelson Oliveira volta a merecer a confiança da equipa telefónica para mais uma Vuelta, a 9ª da sua carreira, ele que já venceu uma etapa no ano de 2015. Ruben Guerreiro vai para a sua segunda participação, um corredor que tem estado bastante discreto depois do início de época bastante promissor. A correr na “sua” Grande Volta, a Movistar quererá ser protagonista, pelo que acredito que, para além do apoio a Mas, Guerreiro terá liberdade em algumas etapas, a competição espanhola encaixa muito bem nas características do Cowboy de Pegões.

Por fim, e já depois de termos publicado a notícia, foi anunciado o bloco da Intermarché-Circus-Wanty, com Rui Costa a estar incluído no “oito”. O antigo campeão do Mundo irá participar na segunda Grande Volta esta temporada e, pela terceira vez, irá participar na Vuelta. Acreditamos que será um ciclista com liberdade, numa formação que aposta em Louis Meintjes para a geral e Gerben Thijssen para os sprints.

By admin