Miranda do Corvo viu a partida do pelotão para a 1ª etapa em linha da Volta a Portugal deste ano, onde já não alinhou Fabio Duarte, que fraturou a clavícula após uma queda no prólogo de ontem em Viseu. Os primeiros metros viu logo a fuga formar-se com os portugueses David Ribeiro e Gaspar Gonçalves a terem a companhia do basco Peio Goikoetxea e do suíço Mathias Reutimann.




Com a subida à Serra da Lousã no início da tirada, o pelotão deixou esta fuga ganhar minutos atrás de minutos, chegando a ter mais de 12 de vantagem, até que a W52-FC Porto assumiu a corrida. A partir daí, a diferença foi diminuindo gradualmente. Na frente, a luta pelas várias contagens de montanha foi constante com Goikoetxea a ser quem lucrou mais, passando 3 das 4 na frente, o que lhe valeu a subida ao pódio como o rei da montanha.

As cores mudaram na frente do pelotão a 72 quilómetros do fim, quando a Vito-Feirense-PNB começou a perseguir com outra intensidade, retirando, rapidamente, 3 minutos à frente de corrida, que entrou nos 50 quilómetros finais com apenas 3 minutos. Nessa mesma altura, a Euskadi-Murias também aparecia na frente do pelotão. Nos 20 kms finais a fuga começou a desintegrar-se, primeiro David Ribeiro depois Goitkoetxea perderam o contacto.




Gaspar Gonçalves e Reutimann aguentaram-se muito bem na frente apesar da Caja Rural se ter juntado à perseguição. A escapada terminou já dentro dos 3 kms finais com os ataques a surgir na pequena colina a 2 kms da meta. Mesmo a subir ocorreu uma queda onde ficou o camisola amarela Samuel Caldeira. O lançamento do sprint continuou, com a W52/FC Porto e a Israel Cycling Academy em destaque, acabou por ser estas equipas a colocarem os seus sprinters melhor.

Daniel Mestre e August Jensen lançarem o sprint primeiro escolhendo obviamente a trajectória interior, mas numa remontada impressionante o regressado Davide Appollonio foi o mais feliz, festejando a vitória em Leiria diante de Daniel Mestre e Matteo Malucelli. Samuel Caldeira manteve a liderança devido à queda ter ocorrido nos 3 quilómetros finais.



By admin