A etapa rainha do Herald Sun Tour, com um circuito bem duro, tinha um grande atractivo. A Trek-Segafredo e a EF Education First tinham equipas débeis na montanha para defender Richie Porte e Michael Woods respectivamente, enquanto que a Team Sky e a Mitchelton-Scott tinham várias opções e vários ciclistas perto na classificação geral.




A EF Education First foi pressionada logo desde o início, com um perigoso grupo de 16 elementos a escapar-se. Esse grupo viria a ser alcançado, mas 8 corredores saltaram logo de cima e esta fuga viria a marcar a jornada, com Christian Knees, Luke Rowe, Dylan van Baarle, William Clarke, Alistair Donohoe, Nick Schultz, Hayden McCormick e Nathan Elliott. O ritmo era elevadíssimo, a fuga perdeu Eliott, Clarke e Rowe enquanto a EF Education First já só tinha 1 elemento para ajudar Woods na antepenúltima passagem pela subida. Van Baarle e Schultz eram grandes perigos para a geral.

O holandês estava a menos de 1 minuto na geral e a 20 kms da meta o quinteto dianteiro tinha 1:50. Na penúltima ascensão de Arthurs Seat somente van Baarle e Schultz ficaram na frente, enquanto Chris Harper tentava fazer a ponte. A diferença para o pelotão não baixou e, portanto, a discussão para a etapa e a geral seria entre van Baarle e Schultz. Num sprint a 2, o australiano Nick Schultz foi o mais forte, mas não conseguiu distanciar Dylan van Baarle, que ficou com a camisola amarela.




O grupo principal chegou a mais de 2 minutos, liderado por Kenny Elissonde e com Michael Woods. Falta apenas disputar 1 etapa e é Dylan van Baarle que vai sair na frente, com 24 segundos sobre Nick Schultz e 1:52 sobre Michael Woods. Richie Porte está já a mais de 2 minutos. A última etapa será disputada em Melbourne, um circuito a ser ultrapassado por 22 vezes.

 

By admin