O campeão europeu Victor Campenaerts venceu esta tarde a 7ª e última etapa do Tirreno-Adriatico, ao parar o relógio em 11 minutos e 23 segundos, no percurso de 10 quilómetros em San Benedetto del Tronto. O ciclista da Lotto-Soudal partiu bem cedo, marcou o registo de referência e nunca mais saiu da primeira posição, mostrando assim que está pronto para atacar o recorde da hora no próximo mês, ele que procura destronar Bradley Wiggins.
Se o 3º lugar de Jos van Emden, a 4 segundos de Campenaerts, foi mais ou menos esperado, já que o holandês é um excelente especialista e adora estas distâncias curtas, o 2º posto de Alberto Bettiol será certamente uma das surpresas de 2019, ninguém antes da prova sequer mencionou o italiano como um possível ciclista de top 10. Bettiol só por 1 vez tinha feito top 10 no contra-relógio individual, um 8º lugar em 2016 e vem comprovar a evolução da EF Education First nesta vertente.
Rohan Dennis era talvez o maior favorito à partida, só que o campeão mundial quedou-se pelo 8º lugar, a 9 segundos do vencedor, ou a condição física ainda não está lá, ou a sinergia entre ele e a bicicleta Merida ainda não está no ponto. Apesar do lote de luxo de contrarrelogistas, houve mais algumas surpresas no top 10, como Sebastian Langeveld, ou Yves Lampaert, que se imiscuiu entre a elite.
A luta pela classificação geral foi emocionante. A meio do percurso parecia que Adam Yates tinha a vitória no bolso, Roglic nem 40% da diferença tinha conseguido recuperar, mas o esloveno guardou forças para a 2ª metade e saiu vencedor deste duelo muito particular, foi 11º na etapa e isso foi suficiente para ganhar o Tirreno-Adriatico por 1 segundo sim, 1 segundo. Jakob Fuglsang segurou confortavelmente o 3º lugar, enquanto que Tom Dumoulin foi 4º na geral, sendo 4º na etapa.
Os portugueses tiveram uma boa prestação, Nelson Oliveira foi 12º numa distância que não lhe agrada, José Gonçalves foi 31º (manteve o 26º na geral) e Rui Costa manteve o 10º posto da geral graças ao 30º lugar na etapa. Ruben Guerreiro tentou defender-se, mas não evitou a queda para a 25ª posição na geral.