Derradeiro dia em San Juan, para uma etapa feita em circuito à volta da cidade que dá nome à prova. O início foi tudo menos normal, com Fernando Gaviria e Remco Evenepoel a integrarem a primeira fuga do dia, na companhia de Bernhard Eisel, Ignacio Prado, Leonardo Rodriguez e Laureano Rosas. Isto previa uma etapa rápida e foi isso que aconteceu.
Pouca foi a sorte desta fuga devido à presença daqueles 2 pesos pesados. Alejandro Osorio, Ruben Ramos, Adrian Richeze e Ignacio Prado tiveram outra sorte e conseguiram ter liberdade por parte do pelotão. Estes quatro mantiveram-se na frente durante a maioria da etapa, apesar da curta vantagem que o pelotão lhes deu.
A 80 quilómetros também esta fuga foi apanhada e voltaram os ataques. Desta vez foram cinco, entre os quais Fabio Duarte, Carlos Barbero e Daniel Diaz. Bora-hansgrohe e Movistar eram as equipas que mais trabalhavam. A escapada chegou a ter 1 minuto de vantagem e, a 15 quilómetros do fim, recebeu mais dois reforços, entre os quais Alejandro Marque.
As equipas dos sprinters tiveram sempre a fuga controlada e à falta de 11,5 quilómetros da chegada o pelotão encontrava-se compacto. O Sporting/Tavira continuou bastante combativo e foi a vez de Nicola Toffali lançar o seu ataque a 6000 metros do fim. 2 quilómetros volvidos e o italiano era apanhado. Tiago Machado também tentou a sua sorte mas o pelotão não lhe deu espaço.
O sprint final foi bastante confuso mas foi a Bora-hansgrohe que teve o melhor comboio. Peter Sagan apareceu na frente já dentro dos 500 metros finais, trazendo na sua roda Erik Baska e Sam Bennett. O irlandês perdeu a sua posição para Álvaro Hodeg mas isso não foram más notícias pois quando decidiu sair da roda do colombiano fê-lo com relativa facilidade para alcançar o triunfo à frente deste e do companheiro Baska. Longe dos primeiros lugares, Fernando Gaviria foi 10º.
Na classificação geral não exisitiram alterações, com Winner Anacona a vencer e a ser acompanhado no pódio por Julian Alaphilippe e Oscar Sevilla. Remco Evenepoel foi o melhor jovem, Daniel Zamora triunfou na montanha e por equipas ganhou a Team Medellin. Alexander Grigorev foi 22º na etapa e manteve o 14º lugar na geral.