Dia para a etapa rainha do Tour of the Alps, mais de 4200 metros de desnível acumulado com 5 longas subidas pelo caminho e com a geral ainda em aberto. Simon Carr, Hugh Carthy, Sergio Higuita e Davide Piganzoli fugiram ao pelotão ainda na primeira montanha do dia e, mais tarde, recebiam a companhia de Gijs Leemreize, Óscar Rodríguez, Gregor Mühlberger, Lucas Hamilton, Mikel Bizkarra, Mattia Bais e Luca Covili. 11 perigosos ciclistas na frente, com Piganzoli a colocar em perigo a liderança de Juan Pedro Lopez.



A Lidl-Trek controlava de perto a fuga, nunca deu mais de 3 minutos, mas quando as grandes subidas do dia apareceram tabém a Decathlon AG2R decidiram endurecer a corrida no pelotão. Carr e Higuita mostravam ser os mais fortes da fuga e passavam na frente do Passo del Compet. Rapidamente fizeram a descida e iniciaram o Passo del Vetriolo onde, a 45 quilómetros do fim, Carr decidiu partir para a aventura em solitário. Higuita foi resistindo, chegou a rodar muito perto mas quando quebrou foi de vez e o britânico começou a fugir-lhe na vista.

No pelotão, a grande vítima das primeiras rampas foi Tobias Foss e a partir daqui seguiram-se vários ataques. Ben O’Connor e Wout Poels mostravam-se muito combativos, tentaram por diversas vezes, o grupo chegou a estar cortado mas quem respondia sempre muito rapidamente eram Antonio Tiberi e o líder Juan Pedro Lopez. No topo, as diferenças entre os favoritos eram curtas e, na descida, houve a reentrada de Romain Bardet, Ivan Ramiro Sosa, Michael Storer e Chris Harper. Entretanto, todos os fugitivos já tinham sido apanhados com exceção de Carr que passava no alto com mais de 1 minuto de vantagem para os favoritos.



Mais de 30 quilóemtros para o fim e uma longa descida pela frente onde Harper e O’Connor foram ao chão exatamente na mesma curva e quando atacavam no grupo dos favoritos. Harper abandonou, O’Connor continuou mas esta queda fez o grupo reduzir a velocidade e Carr conseguiu voltar a ter 3 minutos de vantagem. Mais ciclistas reentraram e um deles foi Valentin Paret-Peintre que decidiu, imediatamente atacar nas rampas do Colle San Marco. O francês abriu uma vantagem interessante e Lopez viu-se obrigado a perseguir. O grupo foi ficando cada vez mais reduzido, apenas Tiberi, Poels e Bardet seguiram o líder mas em nova descid voltou a existir reagrupamento.

Alheio a todas estas guerras estava Simon Carr. O britânico fez os últimos 45 quilómetros em solitário e, no final, celebrou um triunfo épico, vencendo nesta prova um ano depois do seu último triunfo. Atacando no último quilómetro Storer e O’Connor chegaram a 1:19 e ganharam 3 segundos aos restantes favoritos, incluindo Juan Pedro Lopez que parte para a etapa final com 38 segnudos de vantagem para o australiano da Decathlon AG2R.

By admin