O segundo de 3 dias muito duros na Vuelta teve um desenrolar bem diferente. Desta vez a fuga deu-se bem cedo, foi pequena e foi sempre controlada de perto pelo pelotão, muito devido à presença de Michal Kwiatkowski. A acompanhar o polaco estavam Nicholas Roche, Michael Woods, Thomas de Gendt, Brent Bookwalter e Ivan Garcia. O controlo era tão apertado que o sexteto entrou nos últimos 50 kms com somente 2 minutos de avanço.

Passado este momento, a Bahrain-Merida assumiu o controlo do pelotão, aumentando o ritmo de perseguição. Na frente, após ter passado na frente mais uma contagem de montanha, Thomas de Gendt deixou-se ficar para trás.

Na descida do Alto de la Mozqueta, Vicenzo Nibali pegou no pelotão, arriscou na descida e partiu por completo o grupo. O Tubarão de Messina fez um grande trabalho, com o camisola vermelha Jesus Herrada a ser um dos poucos a ficar para trás.Entre os favoritos, só David de la Cruz foi apanhado de surpresa, ficando num grupo intermédio, entre os principais favoritos e Herrada.

A 25 quilómetros do fim, apenas restava na frente Michal Kwiatkowski mas com menos de um minuto para o grupo dos favoritos, sempre liderado pela Bahrain-Merida. Jesus Herrada ia perdendo minutos atrás de minutos, entrando na subida final a quase 4 minutos. O grupo de la Cruz estava a 1 minuto e meio.

A subida final começava a 4 quilómetros do fim, com a Groupama-FDJ a impor ritmo. O primeiro sério ataque surgiu de Steven Kruijswijk. A dureza da subida selecionava o grupo dos favoritos, com Enric Mas, Alejandro Valverde, Nairo Quintana, Simon Yates, Miguel Angel Lopez e Thibaut Pinot a serem os mais diretos perseguidores e a chegarem ao holandês.

Nairo Quintana atacou uma, duas, três, quatro vezes, sempre com Miguel Angel Lopez a responder. O entendimento era pouco, com os favoritos a juntarem-se sempre. O grupo entrou junto no quilómetro final e a 600 metros do final Simon Yates atacou sem resposta.

O britânico foi sozinho até à meta e conseguiu um triunfo importante, sendo também o novo líder da Vuelta. A 2 segundos, chegaram Miguel Angel Lopez e Alejandro Valverde, a 5 Enric Mas e a 7, fechando o top 5, Nairo Quintana. Na geral, Yates tem 20 segundos de vantagem para Valverde e 25 para Quintana.

By admin