A 2ª etapa da Volta a Catalunha tinha no menu a primeira chegada em alto da competição e começou de uma maneira totalmente surpreendente. Quando a fuga do dia já estava formada, composta por Jimmy Janssens, Kevin Colleoni, Samuel Fernandez, Alex Jaime, Jambaljamts Sainbayar e Xabier Isasa houve um ataque no pelotão. Tadej Pogacar e o seu colega e compatriota Domen Novak saíram e ganharam 1 minuto para o pelotão, mas afinal foi para o esloveno satisfazer as suas necessidades fisiológicas. A UAE Team Emirates assumiu as rédeas da perseguição no pelotão, juntamente com a Israel-Premier Tech, mesmo com a baixa de Jay Vine, que não alinhou à partida.

Na frente da corrida, os que mais resistiram foram Jimmy Janssens e Samuel Fernandez. No falso plano até Vallter 2000, o belga da Alpecin-Deceuninck deixou o espanhol para trás e entrou na contagem de montanha oficial com mais de 1 minuto de avanço. A UAE Team Emirates tomou conta das operações novamente e uma inusitada queda deixou muitos corredores para trás ou em dificuldades. As condições meteorológicas dificultaram, e muito, a transmissão da prova e o conhecimento dos factos. O que sabemos é que João Almeida foi o último elemento de trabalho antes do esperado ataque de Tadej Pogacar, que também de uma forma previsível, fez grandes diferenças.




O esloveno foi ganhando segundos atrás de segundos perante um grupo perseguidor com Cian Uijtdebroeks, Harold Tejada, Chris Harper, João Almeida, Egan Bernal, Mikel Landa, Aleksandr Vlasov e Lenny Martinez. João Almeida tentava perturbar a perseguição enquanto Landa e Martinez eram os mais activos. O espanhol finalmente conseguiu destacar-se na companhia de Vlasov, mas quanto chegou ao risco de meta já o fez 1:23 depois de Tadej Pogacar, que teve tempo para tudo. Vitória categórica do esloveno com Aleksandr Vlasov a ficar no lugar mais baixo do pódio e João Almeida a finalizar num excelente 4º posto, mostrando que a condição física melhorou face ao Paris-Nice. A classificação geral é praticamente a classificação da etapa, as maiores surpresas positivas foram Chris Harper e José Manuel Diaz, enquanto que Uijtdebroeks e Yates desapontaram bastante.

By admin