Etapa histórica na Tropicale Amissa Bongo, com a tirada de hoje a passar por 3 países. Nos 126 quilómetros de hoje, tudo começou em Bitam, no Gabão, o pelotão depois passou pelos Camarões, terminando a tirada em Mongomo, na Guiné Equatorial. Pela primeira vez uma etapa de uma prova africana passou por 3 países distintos.
Talvez por isso as informações da etapa foram nulas, não se sabendo o sucedido ao longo da mesma. A única informação que conseguimos adiantar é que a fuga teve 6 elementos, 5 de equipas/Seleções africanas e Marco Frapporti, um repetente. No entanto, como já seria de esperar, tudo se veio a decidir ao sprint, como tinha acontecido nas quatro etapas anteriores.
A Direct Energie voltou a ser tomar conta das operações e no final, após dois dias sem ganhar, Niccolo Bonifazio regressou aos triunfos na prova gabonesa, após ter ganho nos dois primeiros dias. O italiano bateu ao sprint o campeão argelino Youcef Reguigui e o francês Lorrenzo Manzin, vencedor da etapa de ontem.
Com mais um triunfo, Bonifazio reforçou a liderança da Tropicale Amissa Bongo, estando cada vez mais próximo da vitória na classificação geral. Lidera com 20 segundos de vantagem para Manzin e 26 para Sirak Tesfom. Das duas etapas que faltam amanhã é a mais exigente e onde se podem fazer diferenças.