Houffalize recebeu a etapa mais curta deste BinckBank Tour. Apenas 96 quilómetros mas muito duros, com várias colinas típicas desta região belga. Iljo Keisse e Sefan Dewulf formaram a fuga do dia que, devido à quilometragem tão curta da etapa, viram a CCC Team e a Jumbo-Visma não darem muito espaço.



Os ataques começaram a pouco mais de 50 quilómetros da chegada com um grupo onde estavam Greg van Avermaet, Zdenek Stybar, Tim Wellens, Soren Kragh Andersen, Jay McCarthy, Laurens De Plus e Simon Clarke a apanharem a fuga do dia. Atrás, num pelotão cada vez mais reduzido, Trek-Segafredo e AG2R trabalhavam para reduzir a diferença, que chegou a ser de 20 segundos, conseguindo apanhar este grupo perigoso a 33 quilómetros da meta.

Após um pequeno período de acalmia e nova passagem pela meta, voltaram os ataques, com Tim Wellens, Marc Hirschi e Laurens de Plus a saírem do grupo dos favoritos, recebendo, alguns quilómetros depois, a companhia de Ivan Garcia Cortina. Este quarteto dividiu entre si as bonificações do Quilómetro Dourado e, mais à frente, numa subida a 14 quilómetros do fim, Garcia Cortina cedia, deixando os três melhores trepadores na frente. A já 40 segundos seguia o grupo perseguidor.



O grupo da frente entendeu-se na perfeição e discutiu entre si a vitória em etapa. Marc Hirschi arrancou cedo, tentando surpreender, parecia que ia para a vitória, no entanto os últimos 100 metros de Tim Wellens foram incríveis, fazendo uma recuperação fantástica e, com o lançar da bicicleta, conquistou o triunfo. Laurens de Plus foi 3º, a 5 segundos. Ivan Garcia Cortina e Oliver Naesen chegaram a 23 segundos, Michael Valgren e Mike Teunissen a 26 e o grupo perseguidor, onde estava Ruben Guerreiro, a ser encabeçado por Soren Kragh Andersen, a 33 segundos. Com esta vitória, Tim Wellens é o novo líder do BinckBank Tour.





By admin