A semana das Ardenas significa, também, a semana em que se disputa o Tour of the Alps. Noutros tempos chamado de Giro del Trentino, a competição italiana é uma prova importante para quem irá ao Giro d’Itália, serve para ultimar os últimos detalhes da forma antes da Grande Volta transalpina. Percurso variado, mas como sempre, muito duro e a etapa de hoje não foi exceção.  Nicklas Amdi Pedersen, Asier Etxeberria, Mattia Bais, Andrea Garosio, Kyrylo Tsarenko, Simon Pellaud e Masaki Yamamoto foram os 7 fugitivos do dia, sendo perseguidos por um pelotão liderado pela Decathlon AG2R.



A passagem pela segunda subida do dia partiu a fuga com o duo da Polti-Kometa Bais e Garosio a ficar na frente. Os italianos mantiveram-se na frente até aos últimos 20 quilómetros para o fim, sendo apanhados mesmo antes de se iniciar nova subida a Penone. A Decathlon AG2R continuava a comandar o grupo e o ritmo era tão alto que ninguém conseguia atacar. Hugh Carthy e Antonio Tiberi bem tentaram na parte final mas foi um grupo de 35 unidades a passar junto no topo da subida. Se a subir não se fizeram diferenças, o mesmo não se pode dizer a descer.

Romain Bardet gosta de arriscar e fê-lo. O ataque do francês partiu o pelotão e, com ele, seguiram Antonio Tiberi, Geraint Thomas, Esteban Chaves, Chris Harper e Amanuel Ghebreigzabhier com Wout Poels, Valetin Paret-Peintre, Ben O’Connor, Tobias Foss e Juan Pedro López a juntarem-se mais tarde, 11 ciclistas na frente, as principais equipas estavam lá no entanto isso não significou colaboração. Desorganização evidente, muitos ataques sem sucesso e o grupo persgeuidor a aproximar-se. A 1200 metros do fim, Chaves voltava a tentar e, num final em ligeira descida, conseguiu destacar-se com Harper, O’Connor e Foss.



Foi este quarteto a disputar o triunfo com o mais rápido a ser o norueguês da INEOS Grenadiers à frente de Harper e Chaves. O grupo perseguidor chegou a 3 segundos e o pelotão a 34 segundos. Tobias Foss consegue a primeira vitória desde que se sagrou campeão do Mundo de contra-relógio em 2022 e a INEOS vence pela segunda vez em dois dias. Foss é, também, o primeiro líder do Tour of the Alps.

By admin