Triunfo do super-talento Pogacar na Fóia, Amaro Antunes muito perto da vitória

Depois da queda colectiva de ontem já dentro dos 10 kms finais ficaram muitas feridas para curar. Tanto que Luis Mendonça, Eddie Dunbar e Aleksandr Grigorev nem conseguiram estar em condições física para começar a jornada de hoje, com chegada ao Alto da Fóia. Logo após o tiro de partida destacaram-se Rafael Reis, Bruno Silva, Brian van Goethem, Jesus Nanclares, William Barta e Olivier Le Gac, que nunca circularam com mais de 3 minutos de vantagem.




A situação alterou-se quando a corrida entrou na parte montanhosa a meio da etapa, o ritmo acelerou imenso, a fuga original foi anulada e saíram do grupo principal Dmitrii Strakhov e Riccardo Zoidl. O ciclista da CCC Team ficou sozinho na frente e teve a companhia de Amaro Antunes no Alto da Pomba. Nessa mesma subida também se formou um grupo perseguidor, com João Rodrigues, Raul Alarcon, João Benta e Domingos Gonçalves, que passaram no alto com cerca de 30 segundos de atraso para o duo da CCC Team e com 2 minutos sobre o pelotão.

A Team Sky e a Quick-Step mantiveram as tropas unidas e apostaram tudo na descida e na aproximação à Fóia, apanharam o grupo intermédio a 25 kms da meta e o duo da CCC 10 kms depois. A Team Sky tomou o controlo completo do pelotão e quando Tao Hart passou para a frente o mesmo ficou dizimado, só mesmo 10 unidades entraram na frente nos últimos 3 kms, um grupo com João Rodrigues e Amaro Antunes e sem nomes como Fabio Aru ou Gianluca Brambilla.




O vento lateral fez ainda mais estragos à entrada do último quilómetro, mas foi Amaro Antunes a desferir um potente ataque a 800 metros da meta, houve alguma hesitação e foi finalmente Wout Poels a responder, apanhando o português a 200 metros da meta. Só que o ciclista da Sky ainda levava na roda Tadej Pogacar, que contra-atacou e festejou a sua primeira vitória como profissional no Alto da Fóia, à frente de Wout Poels e Enric Mas. Amaro Antunes morreu na praia e ainda fechou na 5ª posição, destaque ainda para João Rodrigues que foi 7º, Joaquim Silva foi 12º e Frederico Figueiredo fechou em 15º. Com este resultado tanto João Rodrigues como Amaro Antunes subiram ao top 10 da classificação geral.




Foto: Volta ao Algarve.

, , , , , , , , , ,