As equipas começam a oficializar os seus elencos para o Tour, que começa daqui a pouco mais de 1 semana. A UAE Team Emirates foi a 5ª equipa a fazer isso, depois de Lotto-Soudal, Jumbo-Visma, Wanty – Groupe Gobert e Deceuninck-Quick Step.




A formação liderada por Joxean “Matxin” Fernandez vai alinhar com Rui Costa, Daniel Martin, Fabio Aru, Alexander Kristoff, Vegard Stake Laengen, Jasper Philipsen, Sergio Henao e Sven Erik Bystrom. Claramente os 8 escolhidos podem-se separar em 2 blocos, com Kristoff, Philipsen, Laengen e Bystrom para as etapas com terreno plano e alguma média montanha e Rui Costa, Daniel Martin, Fabio Aru e Sergio Henao a atacaram a montanha.

O líder para a classificação geral será Daniel Martin, pelo menos é aquele que apresenta claramente mais garantias a nível de 3 semanas, fez top 10 no Tour nas últimas 3 épocas (9º em 2016, 6º em 2017 e 8º em 2018) e vem também de um top 10 no Dauphine. Fabio Aru ainda está longe do seu melhor, enquanto que Rui Costa e Sergio Henao terão o seu foco na conquista de etapas, o colombiano poderá também atacar a classificação da montanha. Caso Rui Costa conquiste 1 etapa será a 4ª do currículo do português de 32 anos no Tour.




No capítulo do sprint a história é muito curiosa. Quando Fernando Gaviria foi contratado questionou-se como é que o colombiano se iria compatibilizar com Alexander Kristoff. No início da época Kristoff mostrou que não se importava de fazer de lançador, algo que fez com muita mestria. No entanto, não será de todo necessário já que Fernando Gaviria está a sofrer com problemas no joelho e vai falhar o Tour. Sendo assim a equipa activou o plano B, com um sprinter a lançar o outro, Jasper Philipsen será o lançador de Alexander Kristoff. O jovem belga pode ser mesmo o ciclista mais novo do Tour, aos 21 anos, ele que deu o salto para o WT este ano e com muito sucesso, ganhou no Tour Down Under e já soma 7 pódios esta temporada, irá também certamente aprender nesta estreia em Grandes Voltas.



By admin