Desde o início que a UAE Team Emirates era a equipa a abater. Com o vencedor de 2011 Diego Ulissi e os ciclistas da casa Jan Polanc e Tadej Pogacar, seria de esperar um domínio da formação árabe com o jovem Pogacar a ser o favorito a vencer, ele que vinha de ganhar na Califórnia. 5 dias de competição com traçados bastante semelhantes, já que todas as etapas tinham subidas duras na parte final, que partiam por completo o pelotão.



O primeiro dia foi o mais tranquilo e, apesar das dificuldades, a vitória acabou por sorrir ao campeão alemão Pascal Ackermann, na primeira prova após o Giro. O ciclista da Bora-hansgrohe bateu Giacomo Nizzolo e Simone Consonni, numa etapa em que Rui Oliveira foi 6º.

A classificação geral começou a ser jogada ao 2º dia, quando a subida final fez com que o grupo da frente ficasse reduzido a 20 elementos. Mesmo assim, o triunfo sorriu a um sprinter, com o homem da casa Luka Mezgec a conseguir a primeira vitória em quase 2 anos, sendo o novo líder. Grega Bole foi 2º e Andrea Vendrame 3º.

A dificuldade das etapas foi aumentando e a chegada a Idrija viu um pelotão completamente esfrangalhado. Diego Ulissi e Alexander Vlasov escaparam na última subida e já dentro dos 2 quilómetros finais o italiano deixou o jovem russo para trás, conquistando o triunfo com uma margem de 12 segundos, subindo, também, à liderança da geral. A 17 segundos chegaram 6 ciclistas, num grupo encabeçado por Giovanni Visconti.



Por falar em Giovanni Visconti, a sorte sorriu ao veterano da Neri Sottoli na 4ª etapa. Após um trabalho formidável da sua equipa e de ter aguentado os ataques de Diego Ulissi, Tadej Pogacar e Alexander Vlasov, o italiano acabou por bater estes 3 ciclistas ao sprint, conseguindo a primeira vitória do ano.

O último dia foi em tudo idêntico ao segundo, com um grupo pequeno a chegar ao final e a discutir a etapa. Giacomo Nizzolo acabou por conseguir o triunfo, salvando a prestação pálida que a Dimension Data tinha tido na Eslovénia. O italiano bateu Luka Mezgec e Shane Archbold, numa etapa que já não contou com Pascal Ackermann. Diego Ulissi chegou integrado no pelotão, sendo coroado o vencedor da Volta a Eslovénia. No top 10 da geral, destaque para Andrea Vendrame, ele que foi 5º e que nas 5 etapas disputadas nunca fez pior que 5º, mostrando enorme regularidade.

Nas classificações secundárias, Luka Mezgec ganhou por pontos, a juventude foi para Tadej Pogacar, a montanha para Alexander Vlasov e, por equipas, triunfou a UAE Team Emirates, que colocou os 3 ciclistas referidos no início no top 10 final. Rui Oliveira terminou em 80º.





By admin