Fórmula que resulta é para repetir. Em 2017, a W52/FC Porto esteve na Volta à Comunidade Valenciana, como forma de preparar a Volta ao Algarve. Amaro Antunes era a grande aposta para ambas as provas, em Valencia fez 6º e 3º nas etapas duras, antes de ganhar a última tirada da Volta ao Algarve, finalizando assim em 5º na classificação geral na competição algarvia.
Esta temporada a formação liderada por Nuno Ribeiro irá repetir esta calendarização e a 6 de Fevereiro irá iniciar o seu período de competição na Volta à Comunidade Valenciana. A prova por etapas espanhola terá 5 jornadas e conta com um duro contrarrelógio, 2 etapas relativamente acessíveis e 2 tiradas com muita montanha, com mais de 3000 metros de desnível acumulado.
Em Valência a W52/FC Porto enfrentará uma concorrência de peso, estão confirmadas 11 equipas do World Tour: CCC Team, Katusha-Alpecin, UAE Team Emirates, Team Jumbo-Visma, Astana, Ag2r La Mondiale, Dimension Data, Team Sky e Bahrain-Merida, 10 equipas do escalão Profissional Continental (para além da formação portuguesa): Euskadi-Murias, Burgos-BH, Caja Rural, Direct Energie, Gazprom-Rusvelo, Israel Cycling Academy, Nippo-Vini Fantini, Sport Vlaanderen, Cofidis e Rally Cycling, e ainda as Continentais espanholas: Euskadi e Polartec-Kometa.
Estará presente um elenco de luxo, com nomes como Alejandro Valverde, Geraint Thomas, Rui Costa, Daniel Martin, Esteban Chaves, Adam Yates, Sonny Colbrelli, Marc Soler, Alexander Kristoff, Greg van Avermaet ou Tony Martin. Para além dos ciclistas portugueses que alinharão pela W52/FC Porto, também alinharão à partida (pelo menos confirmados até agora) Rui Costa (UAE Team Emirates), José Gonçalves (Katusha-Alpecin), Amaro Antunes (CCC Team) e José Fernandes (Burgos-BH).
Uma boa prestação e uma exibição positiva pode ser fundamental para a equipa portuguesa conseguir convites para grandes competições mais à frente na época. De recordar que recentemente a Volta a Catalunha divulgou 6 dos 7 convites e as equipas contempladas foram a Arkea-Samsic, a Caja Rural, a Cofidis, a Euskadi-Murias, a Roompot-Charles e a Wanty – Groupe Gobert. Ainda há 1 convite por atribuir para esta prova espanhola que pertence ao World Tour.
Foto: João Fonseca