Após dias muito monótonos no que torna à formação da fuga, hoje foi o primeiro dia em que os quilómetros iniciais tiveram alguma emoção e adrenalina. Depois de algumas tentativas, um grupo de 8 ciclistas conseguiu fugir ao pelotão. Eram eles Remi Cavagna, Neilson Powless, Greg van Avermaet, Daniel Oss, Alexey Lutsenko, Jesus Herrada, Edvald Boasson Hagen e Nicolas Roche.



A fuga colaborava bem na fase mais plana da etapa, conseguindo aos 6 minutos de avanço. Essa foi a diferença máxima que a Mitchelton-Scott deu à escapada, diferença essa que já dava a liderança virtual a Van Avermaet.

No pelotão, a corrida começou a animar a 40 quilómetros do fim, na aproximação ao Col des Mourèzes, com a Ineos Grenadiers a aparecer na frente. Indiscutivelmente, a velocidade no pelotão era outra e a diferença para a fuga ia caindo, com os 8 da frente a entrarem com 2:50 no Col de la Lusette.

A dureza da subida foi fazendo a seleção natural na frente, antes de dois ataques de Neilson Powless que vieram a selecionar, ainda mais o grupo, ficando só Alexey Lutsenko na roda do aniversariante do dia. O campeão cazaque ficou pouco tempo na companhia do norte-americano, deixando-o para trás, a ritmo, a cerca de 4 quilómetros do final da subida, a pouco mais de 17 quilómetros do fim.



O corredor da Astana estava forte e foi aumentando, aos poucos, a vantagem para os seus perseguidores e, para o pelotão, onde a Ineos Grenadiers não impunha um ritmo muito forte. No final, triunfo para Lutsenko, conseguindo a primeira vitória da carreira no Tour de France. A 55 segundos chegava Jesus Herrada e a 2:15 Greg van Avermaet. O pelotão, onde nenhum dos favoritos atacando (Fabio Aru mexeu-se mas não deu em nada), chegou a 2:53 encabeçado pela equipa britânica. 1 segundo à frente chegava Julian Alaphilippe. A liderança segue na posse de Adam Yates.




By admin