Foto: Igor Martins

Dia de todas as decisões no GP Beiras e Serra da Estrela 2025, uma etapa em torno do Parque Natural da Serra da Estrela, com subidas às Penhas Douradas e ao Alto da Torre. 9 ciclistas marcaram a fuga do dia, um grupo onde Antonio Angulo era o maior perigo para a geral e um grupo que ainda esteve na frente até ao início da subida para a Torre. Foi na grande subida do dia que a corrida se dinamitou, com o duo da Anicolor/Tien21 Alexis Guerin e Artem Nych a distanciarem-se na companhia de Jesus David Peña, colombiano da APHotels & Resorts-Tavira-SC Farense.



Nych não aguentou o ritmo imposto, ficavam dois na frente e era Peña quem trabalhava, deixando Guerin “de cadeirinha” na parte final da subida. Este duo passou no alto na frente, fez toda a descida em conjunto e foi só no sprint final, já em subida e no centro de Seia, que a vitória ficou decidida. Guerin foi o mais rápido, chegou com 2 segundos de vantagem, e triunfou na etapa. Peña foi 2º e Nych 3º, a já 1:25. Diferenças enormes no top-10, com o 10º a terminar a mais de 3 minutos.

Nas contas da geral, Guerin juntou a etapa à geral, vencendo com 6 segundos de vantagem para Peña e 1:31 para Nych, num pódio igual ao da etapa. Joaquim Silva foi o melhor ciclista português, terminando em 16º na geral. Daniel Dias, da Rádio Popular-Paredes-Boavista venceu a montanha, Francisco Pereira da Feirense-Beeceler venceu as metas volantes e Ibai Azanza da Kern Pharma foi o melhor jovem.

By admin