Antevisão da 15ª etapa do Tour

Para terminar a segunda semana do Tour a alta montanha está de regresso e com uma mítica chegada! O Grand Colombier vai ser o palco de todas as decisões. Quem sairá por cima desta nova batalha?

 

Percurso

Após a chegada de hoje, Lyon recebe a partida de amanhã, numa jornada onde os primeiros 100 quilómetros são praticamente planos. A partir daí, pouco são os metros planos com 3 contagens de montanha, duas de 1ª categoria e uma categoria especial.



O Monteé de la Selle de Fromente (11,1 kms a 8.1%) abre as hostilidades, sendo logo seguido do Col de la Biche (6,9 kms a 8.9%). 13 quilómetros de descida e outros 14 de falso plano deixam os ciclistas à entrada do Grand Colombier (17,4 kms a 7.1%). Uma subida muito dura, com os primeiros 7 quilómetros a rondarem os 8-10%, antes de um pequeno descanso até 4 quilómetros, novamente duros. O final volta a empinar, com o quilómetro final a 10%.

 

Táticas

Depois de alguns dias com pouco trabalho, a Jumbo-Visma pode querer controlar a etapa. O início é bastante acessível, pelo que se a fuga entrar com pouca vantagem no Monteé de la Selle de Fromente, os favoritos podem discutir a etapa. Sendo um início fácil, a UAE Team Emirates também se pode juntar à perseguição.

Sendo esta etapa antes do dia de descanso, todos darão tudo por tudo, pelo que muitos ciclistas vão atacar de todas as maneiras e feitios para estarem presentes na fuga do dia.

 

Favoritos

Primoz Roglic já sabe o que é vencer neste local, vê-lo no passado mesmo de Agosto no Tour de l’Ain, onde superou Egan Bernal. Até agora não mostrou fragilidades e, como a melhor defesa é o ataque, vai querer alargar, ao máximo a vantagem para os seus rivais. Este é um final ideal para o explosivo camisola amarela.



A Eslovénia está em altas, com Tadej Pogacar a ser o outro grande candidato à vitória. O ciclista da UAE Team Emirates tem estado impressionante, tendo sido aquele ciclista que mais atacou, não tendo medo das consequências. Até agora, só o seu compatriota o conseguiu seguir, veremos se amanhã o consegue deixar para trás.

 

Outsiders

Finalmente entramos no território de Egan Bernal! A alta montanha está aí e chegou a hora do campeão em título mostrar o porquê de o ser. É verdade que o colombiano não está na forma que se esperava, mas também sabemos que evoluiu com o passar dos dias. Uma subida longa é a sua praia e, apesar de ser complicado, sabe que para vencer, tem que chegar isolado.

Mikel Landa é um dos que de mais perto está a conseguir seguir o duo esloveno, num território que não é o ideal para si. Estas são as subidas tipo do basco, longas e duras, onde este consegue impor o seu ritmo. A qualidade está lá e sabe que tem alguma liberdade, devido ao tempo perdido nas bordures, pelo que pode estragar a festa eslovena.



Se uma fuga tiver o seu sucesso, voltamos a apostar em David Gaudu. Ontem a Groupama-FDJ atacou com diversos ciclistas, com excepção do pequeno francês que, talvez se esteja a guardar para este dia. Muito franzino, Gaudu consegue impor ritmo muito elevados neste tipo de subidas e deixar os seus rivais para trás. Uma vitória aqui salvaria o Tour da sua equipa.

 

Possíveis surpresas

Miguel Angel Lopez tanto é capaz de seguir os melhores num dia como no dia a seguir perder bastante tempo. Até agora, as etapas não foram muito ao seu jeito, pelo que estas subidas longas são muito melhores para o Superman. Está algo atrasado pelo que pode ter alguma liberdade. Richie Porte tem sido uma bela surpresa, veremos o que é capaz de fazer numa verdadeira etapa de montanha, um grande teste para o australiano. Se Nairo Quintana estiver recuperado poderá estar na luta, no entanto não será tarefa fácil. Daniel Martinez esteve sublime no dia de ontem e, depois de hoje ter chegado atrasado, pode focar-se em nova fuga. Já venceu em chegadas muito duras e, com a forma demonstrada, pode conquistar novo triunfo. Já Lennard Kamna poderá querer vingar-se da derrota sofrida mas depois da fuga de ontem e do ataque de hoje pode estar algo cansado, pelo que a oportunidade pode surgir para Emanuel Buchmann. Marc Hirschi é mais um que pode repetir triunfo, ele que está em grande forma, é um perigo à solta. Atenção, a nomes como, Pierre Rolland, Thibaut Pinot, Hugh Carthy e Sergio Higuita.



 

Super-jokers

Os nossos super-jokers são Marc Soler e Mikel Nieve.

 

Tip do dia

Mikel Landa melhor que Richie Porte -> odd 1,53 (stake 2)

Voltamos a deixar aqui o link do canal Telegram (aplicação que pode baixar na PlayStore), onde lançaremos live tips durante as etapas caso achemos pertinente. Também outras provas que não tenham acompanhamento na página poderão ter tips.

Link de acesso ao canal de apostas: https://t.me/joinchat/AAAAAEPNkd3AtPPJiZ6gUQ

 

, , , , ,