Último dia desta Vuelta 2025! A prova termina com um circuito na capital espanhola, depois dos tradicionais quilómetros de celebração e fotografias, mas ainda há 1 etapa em jogo. Conseguirá alguém bater Jasper Philipsen?
Percurso
Os subúrbios de Madrid veem a partida da derradeira etapa da Vuelta, com Alapardo a ser o palco do tiro de início, até tudo terminar na capital espanhola. Existem cerca de 60 kms antes da entrada em Madrid, no circuito de 5900 metros que tem 2 ganchos, o último deles a cerca de 1000 metros da meta. O final é em ligeira subida.
Táticas
Invariavelmente a chegada ao sprint tem sido discutida ao sprint e, amanhã, acreditamos que o cenário se vai repetir. São várias as equipas interessadas nesse objetivo e raramente vemos uma etapa final de Grandes Voltas cair para a fuga. Os ataques tardios vão surgir no entanto deverão ser todos absorvidos pelo pelotão.
Favoritos
Jasper Philipsen chegou envolto em alguma incerteza e já leva 3 vitórias na Vuelta! Ao chegar a Madrid, o belga tem mais uma oportunidade de vitória e, tal como vimos ontem, o seu comboio pode não ser o maior mas é o mais experiente e aparece sempre nos momentos certos. Edward Planckaert é um excelente lançador.
Amanhã é uma grande oportunidade para Ethan Vernon. O britânico não podia pedir melhor final para terminar a Vuelta, uma chegada mais plana que ontem, ele que ainda procura a primeira vitória em Grandes Voltas. Tem de se colocar melhor, para isso tem de contar com Jake Stewart em bom plano.
Outsiders
Um sprint no final de 3 semanas desgastantes é perfeito para Mads Pedersen. O dinamarquês pode não ser o melhor sprinter puro, mas nestas condições consegue aproximar-se dos principais velocistas. Ontem já se posicionou melhor, aprendeu com os erros das outras etapas, tem de seguir a roda de Philipsen e depois tentar surpreender de longe.
Ben Turner tem tido uma segunda metade de temporada muito positiva, já com algumas vitórias ao sprint, inclusive nesta Vuelta. Foi o único capaz de superar Philipsen, tem a confiança do lado dele de que o consegue voltar a fazer. Contar com Michal Kwiatkowski e Filippo Ganna pode vir a ser fundamental. Longe de ser um puro sprinter, mas tem um bom comboio.
Orluis Aular faz valer a sua excelente capacidade de posicionamento e, só isso, vale à priori, um excelente resultado. Já com uma mão cheia de top-10, o venezuelano ainda sonha com um triunfo. São precisas condições muito especiais, não é tão rápido como os nomes já referidos, mas pode surpreender.
Possíveis surpresas
Arne Marit – a última oportunidade para brilhar. A Intermarché esteve melhor ontem, conseguiu deixar o seu sprinter bem colocado e somar um top-10. Já com um pódio, o belga ambiciona mais.
Jenthe Biermans – perto do pódio na última chegada rápida, o belga consegue posicionar-se sempre muito bem e estará confiante que consegue mais. Uma vitória aqui seria um feito enorme.
Madis Mihkels – nem sempre acerta com a colocação e daí os fracos resultados que tem. No entanto se há alguém com potencial para poder surpreender é o jovem estónio.
Elia Viviani – o veterano italiano chegou até aqui com o objetivo de disputar esta etapa. A Lotto até tem conseguido aparecer nos finais, a presença de Jasper de Buyst será fundamental.
Bryan Coquard – Vuelta muito discreta para o pequeno francês, não tem conseguido colocar-se bem, arranca de muito longe e com pouco apoio torna-se difícil.
Stanislaw Aniolkowski – a outra aposta da Cofidis, diríamos que cada um vai sprintar por si. Deveriam unir forças, seria mais fácil de posicionar um deles. O polaco gosta deste tipo de chegadas.
Ivo Oliveira – com tudo decidido, o português terá a sua oportunidade. Sabe-se posicionar muito bem, tem a experiência da pista, a melhor opção até seria surpreender à entrada do quilómetro final.
Nicolò Buratti – não é um puro sprinter mas numa lista tão reduzida pode conseguir aparecer. Não tem tido oportunidades aqui, mas já somou alguns top-10 ao longo do ano.
Thibaud Gruel – um dos nomes que mais mencionamos, jovem com muito valor que chega ao final da sua primeira Grande Volta. Não é um puro sprinter, finalizar no top-10 será positivo.
Super-jokers
Os nossos super-jokers são David Gonzalez e Thomas Silva.