A UAE Team Emirates continua a apostar forte na nova temporada. Após ter anunciado a contratação de diversos jovens ciclistas, com grande potencial, os comandados de Jotxean Matxin voltaram ao mercado para anunciar mais um reforço, este um ciclista que prometia muito enquanto jovem e que, a espaços, consegue confirmar todas as esperanças que estavam depositadas nele.
Falamos de Joe Dombrowski, norte-americano de 28 anos. Um trepador por natureza, mais um produto da escola de Axel Merckx, passou pela Team Sky, antes de se fixar na estrutura da EF Education First desde 2015. Enquanto sub-23, ganhou o BabyGiro, em 2012, começando a destacar-se nas provas norte-americanas, onde sempre anda bem, independentemente de andar bem ou mal o resto da temporada. Vencedor do Tour of Utah em 2015, onde também já ganhou etapas, uma delas este ano quando terminou em 3º, já foi 4º na Volta a Califórnia, 5º na Colorado Classic, para além de muitos mais top-10 nestas provas. Este ano, foi 12º no Giro, depois de muito ter atacado e de ter andado com os melhores nas últimas duas semanas. Bom trepador que, quando está bem, é bastante útil.
Após um ano difícil na sua carreira, Jonathan Dibben está de regresso ao World Tour, mais concretamente na Lotto Soudal. Excelente pistard, já com um título mundial na Corrida por Pontos, para além de várias medalhas no Omnium e na Perseguição, Dibben começou a sua carreira na Team Wiggins antes de saltar para a Team Sky, onde conseguiu a sua única vitória da carreira quando ganhou o contra-relógio da Volta a Califórnia 2017. Ciclistas com uma boa ponta final, viu o seu contrato não ser renovado, tendo encontrado lugar na Madison Genesis,já a meio deste ano. Para 2020, fará parte do comboio da Lotto Soudal, quer para Caleb Ewan quer para John Degenkolb. A experiência de pista poderá ser fundamental para ajudar os seus líderes.
Ainda na Lotto-Soudal, mais um jovem talento vai subir a World Tour em 2020, falamos do italiano Stefano Oldani, uma transferência curiosa porque não é comum vermos ciclistas transalpinos na formação belga. Oldani tem 21 anos e esta temporada representou a Kometa Cycling Team, que faz parte da estrutura da Fundação Alberto Contador, foi companheiro do português Daniel Viegas. Curiosamente Oldani tem as características de muitos corredores belgas, passa bem a média montanha, tem uma boa ponta final e adora aqueles finais com alguma inclinação, foi aí que se destacou na recente Volta a França do Futuro, com 2 presenças no top-5 em etapas. Antes disso também tinha sido 11º na Vuelta a Castilla y Leon e 7º na Volta a Hungria.
Já aqui tínhamos anunciado a ida de Marco Canola para a Gazprom-Rusvelo, onde referimos que esta tinha mudado a sua política de contratações, passando a contratar ciclistas não-russos. A formação russa voltou a virar-se para Itália, desta vez para recrutar Simone Velasco à Neri Sotolli-Selle Italia. Ainda jovem, apenas 23 anos, começou a destacar-se no final da temporada passada, ao ser 7º no Tour of Hainan. Abriu a temporada a todo o gás, ganhando o Trofeo Laigueglia e uma etapa na Settimana Internazionale Coppi e Bartali. Passa bem a média montanha, muito rápido em grupos restritos, pode ser sinónimo de algumas vitórias e pódios para a Gazprom-Rusvelo.
Por fim, não queríamos deixar escapar as transferências de dois jovens. Dusan Rajovic tem somente 21 anos, um excelente sprinter sérvio que já conta com dois títulos nacionais no contra-relógio e outros tantos na prova de estrada, onde é o atual bi-campeão. Dominador das chegadas rápidas desse país dos balcãs, já venceu por duas vezes no sempre competitivo Tour of Qinghai Lake e no Tour of Bihor. O seu destino é a Delko Marseille, por quem assina por 2 temporadas após ter representado a Adria Mobil. Nicolas Dalla Valle tem, também, 21 anos e é outro sprinter. O seu potencial é reconhecido por todos, estando a estagiar na UAE Team Emirates, com a Bardiani a recrutá-lo para as próximas duas temporadas. Vice-campeão italiano sub-23, destacou-se no Baby Giro deste ano, com vários top 10 nas chegadas rápidas.