Jonas Vingegaard foi um dos principais envolvidos na queda que aconteceu a 38 quilómetros do fim na etapa 4 da Volta ao País Basco. Durante mais de 20 minutos, o dinamarquês ficou em posição fetal, sendo depois transportado, com todo o cuidado, de maca para o hospital mais próximo para ser avaliado. Chegou a temer-se o pior no entanto a Visma|Lease a Bike já veio esclarecer as lesões do seu líder.
Num curto comunicado publicado no X, a equipa neerlandesa informou que Jonas Vingegaard se encontra “estável e consciente. Os exames realizados no hospital reveleram a fratura da clavícula e de algumas costelas. Vingegaard permanece no hospital por precaução.”
🇪🇸 #Itzulia2024
Update on Jonas:
It was a nasty crash, but fortunately he is stable and conscious.
Examinations at the hospital have revealed that he has a broken collarbone and several broken ribs. He remains in hospital as a precaution. Thank you for all your messages. ❤️ pic.twitter.com/dPd2IbpIFP
— Team Visma | Lease a Bike (@vismaleaseabike) April 4, 2024
Estas acabam por ser notícias positivas relativamente ao estado de saúde de Jonas Vingegaard. É certo que irá estar afastado da competição durante algum tempo para curar estas lesões mas o objetivo de revalidar o título no Tour de France e conquistar a “coroa” da prova gaulesa pelo 3º ano consecutivo parece manter-se intacto. De recordar que faltam pouco menos de 3 meses para o ínicio da Grande Boucle, a 29 de junho.
Atualização – 11h de 05/04/2024
A Visma|Lease a Bike comunicou uma atualização do estado de saúde de Jonas Vingegaard. Exames adicionais confirmaram que o dinamarquês sofreu uma contusão pulmonar e um pneumotórax, pelo que as suas lesões são mais graves do que o inicialmente previsto. Apesar de tudo, Vingegaard está estável e teve uma boa noite.