Autoritário Mathieu van der Poel vence em Antuérpia no regresso de Wout van Aert

O mês de dezembro abriu com o regresso da Taça do Mundo à Bélgica, com a etapa de Antuérpia a marcar a estreia na temporada de Wout van Aert. Mathieu van der Poel e o campeão do Mundo Tom Pidcock também estavam à partida, perspetivando-se um grande duelo entre os três monstros. Um percurso que se caracteriza pelas várias zonas de areia e poucas zonas duras, o que favorecia os ciclistas mais explosivos.



Apesar de não partir da frente, Wout van Aert rapidamente se colocou na liderança, numa primeira volta que serviu de teste e fez a primeira seleção no grupo. A segunda volta viu o o grande ataque de Mathieu van der Poel! O neerlandês desferiu um forte ataque numa zona de areia e rapidamente abriu espaço para Van Aert, Van der Haar, Vanthourenhout e Sweeck.

O ciclista da Alpecin-Deceuninck rapidamente abriu 20 segundos de vantagem o que obrigou Van Aert a acelerar no grupo perseguidor. O duelo que todos queriam ver estava na estrada! O campeão belga ainda reduziu a diferença para 15 segundos, no entanto o sonho da vitória terminava, de vez, na penúltima volta, com uma queda numa zona de barreiras.

Alheio a tudo, Van der Poel, que ontem caiu no Superprestige de Boom, fez uma corrida perfeita e venceu pela segunda semana consecutiva na Taça do Mundo. Wout van Aert foi 2º no seu regresso, a 23 segundos, e o campeão da Europa Michael Vanthourenhout fechou o pódio, a 34 segundos. Sweeck foi 4º e mantém a liderança da Taça do Mundo, com 236 pontos mais 6 que Eli Iserbyt (6º hoje).



A prova feminina viu o regresso aos triunfos da líder da Taça do Mundo Fem van Empel. A jovem neerlandês dominou a sua prova e venceu com 34 segundos de vantagem para Puck Pieterse e 1:12 para Shirin van Anrooij. Van Empel tem a liderança da Taça do Mundo segura por 95 pontos face a Pieterse.

, , , , , , ,