Com a terceira Grande Volta do ano, a Vuelta, a iniciar-se no próximo sábado, muitas das atenções já estão viradas para Espanha no entanto há ciclismo um pouco por todo o lado e Agosto é um mês cheio de provas. Hoje começou mais uma edição da Volta a Dinamarca, com uma tirada em torno de Silkeborg que tinha um circuito final com uma pequena subida a apenas 4 quilómetros da chegada.



A W52/FC Porto está presente com Samuel Caldeira, António Carvalho, Gustavo Veloso, Ricardo Mestre, Edgar Pinto e o vencedor da Volta a Portugal João Rodrigues, com este último a estar presente na fuga do dia. Como esperado, a corrida decidiu-se no circuito final. Mikkel Bjerg atacou a duas voltas do fim no entanto foi já na última volta que tudo se decidiu. Krists Neilands foi o primeiro a movimentar-se, levando consigo nomes como Tiesj Benoot, Mads Wurtz e Amund Jansen. Com tão pouca distância para a meta, as equipas dos sprinters não conseguiram caçar este grupo de 7 elementos que viu Benoot atacar já dentro do quilómetro final para conseguir a sua 2ª vitória da carreira. O seu companheiro Jasper de Buyst foi 2º e Amaury Capiot 3º. O corte para o pelotão liderado por Tim Merlier foi de 4 segundos. André Carvalho, ao serviço da Hagens Berman Axeon foi o melhor luso em 13º. Samuel Caldeira foi 15º, António Carvalho 25º, Edgar Pinto 29º João Rodrigues 29º e Gustavo Veloso 48º, chegando todos no pelotão. O único a ceder algum tempo foi Ricardo Mestre, 109º, a 6:58.

Em França começou o Tour du Limousin, também com a presença da W52/FC Porto, aqui a cargo de Rui Vinhas, Rafael Reis, César Fonte, Joaquim Silva, Angel Sanchez e Tiago Ferreira. Quatro etapas de média montanha marcaram a competição. A 7 quilómetros do fim surgiu a movimentação decisiva, com Lilian Calmejane a desferir um ataque e a fugir para a vitória. O ciclista da Team Total Direct Energie chegou isolado, com 8 segundos de vantagem para o pelotão, onde Mikel Aristi e Benoit Cosnefroy foram 2º e 3º. Rui Vinhas terminou em 7º.



Nota, ainda, para a Veenendaal-Veenendaal Classic, que se disputou na Holanda e ficou ganha pelo neo-zelandês Zakkari Dempster, ciclista da Israel Cycling Academy que esteve na Volta a Portugal. O pódio ficou completo com Martijn Budding e Nick van der Lijke. Ontem, uma grande parte do pelotão que fez esta clássica também correu o GP Stad Zottegem, ganho de forma isolada por Piotr Havik. O jovem da BEAT Cycling Club deu a primeira vitória de sempre à sua equipa numa corrida desta categoria. Um grupo perseguidor chegou a 4 segundos com Andre Greipel a ser 2º e Christophe Noppe 3º.




By admin