Caleb Ewan bisa em Stirling após parte final acidentada

A chegada a Stirling já iria dar uma indicação de quem estava neste Tour Down Under para vencer, apesar do desfecho esperado havia alguns candidatos possíveis neste final traiçoeiro. Desde cedo andaram na frente Joey Roskopf e Samuel Jenner, eles que teriam mais tarde a companhia de Omer Goldstein e Laurens de Vreese. A vantagem nunca foi superior a 3 minutos e a 50 kms da meta rondava somente os 60 segundos.




Laurens de Vreese foi o mais inconformado, ainda passou na frente no sprint intermédio, mas viria a ser apanhado já dentro dos 30 kms finais. Altura em houve uma primeira queda a envolver uma mão cheia de ciclistas sem grandes consequências e pouco depois Rohan Dennis furou, com Luke Rowe a ajudar um dos candidatos à vitória.

A luta pelo posicionamento foi a tónica principal na aproximação a Stirling e também no início do falso plano. Primeiro a Bora-Hansgrohe e depois a Mitchelton-Scott endureceram o ritmo, com o pelotão a ficar reduzido a 70/80 unidades. O pelotão ficou em pedaços quando mais de metade do grupo principal ficou numa queda a 1,5 kms onde o mais afectado foi Ben Hermans, que teve de abandonar a prova.




Na frente continuou a Mitchelton-Scott a trabalhar, primeiro Lucas Hamilton e depois Cameron Meyer lançaram na perfeição Daryl Impey pela esquerda. Pela direita apareceu a Quick-Step com Sam Bennett, mas o irlandês não teve pernas desta vez. Só que os 100 metros finais de Caleb Ewan foram demolidores, ele que gosta tanto de chegadas a empinar ligeiramente, irrompeu pelo meio e ganhou claramente diante de Daryl Impey e Nathan Haas, que beneficiou da boleia de Impey.

Na classificação geral Caleb Ewan é o novo líder com o mesmo tempo de Sam Bennett, enquanto que Daryl Impey está somente a 1 segundo e com vantagem sobre os rivais na geral. João Almeida foi 105º, cedendo mais de 5 minutos, muito trabalhou na frente do pelotão já que a Deceuninck-Quick Step tinha a camisola de líder.

Aqui fica o vídeo do quilómetro final, já depois da queda que cortou o pelotão:

, , , , , , , ,