Exibição de luxo vale vitória a Yates em Alcossebre, Hagen perde a liderança

Na 3ª etapa em linha voltámos a ver uma W52/FC Porto muito ofensiva, Raul Alarcon tentou o hat-trick de fugas, mas a Burgos-BH queria colocar na escapada o líder da montanha Diego Rubio por forma a garantir essa classificação e assim o fez. Essa primeira fuga foi anulada e logo saiu Diego Rubio na companhia de Silvan Dillier e de João Rodrigues.




Este trio deu muito trabalho ao pelotão, a cerca de 60 kms da meta Diego Rubio cedeu, com Dillier e João Rodrigues a terem ainda uma vantagem de 4:15 a 45 kms do final. João Rodrigues cedeu a 30 kms da meta, deixando Dillier na frente com 4:30 para o pelotão. Na aproximação à subida final o pelotão fez um esforço enorme e o suíço entrou só com 50 segundos de avanço, praticamente condenado.

A Movistar foi a primeira a mexer lançando Ruben Fernandez, Rui Costa tentou, Merhawi Kudus também, mas foi um forte ataque de Adam Yates a partir o grupo. O britânico continuou a forçar o ritmo, respondeu a todos os ataques e ainda desferiu uma potente aceleração a 500 metros da meta, que distanciou toda a gente. Valverde ainda tentou responder e alcançar Yates mas foi tarde demais. Pello Bilbao ficou em 3º e o 4º lugar de Ion Izagirre, a 3 segundos do vencedor valeu ao basco a liderança da prova.




Em relação aos ciclistas portugueses, destaque para Rui Costa, que foi 11º na etapa e sobe assim ao 10º posto na classificação geral. Nelson Oliveira defendeu-se como pôde e foi 21º na tirada, mantendo o top 15 na geral. O melhor ciclista da W52/FC Porto foi Edgar Pinto, no 25º lugar, aqui fica a lista:

Rui Costa – 11º na etapa, 10º na geral

Nelson Oliveira – 21º na etapa, 12º na geral

Edgar Pinto – 25º na etapa, 33º na geral

Amaro Antunes – 37º na etapa, 28º na geral

José Gonçalves – 43º na etapa, 35º na geral

Ricardo Vilela – 48º na etapa, 46º na geral

Raul Alarcon – 61º na etapa, 96º na geral

Samuel Caldeira – 76º na etapa, 82º na geral

António Carvalho – 112º na etapa, 129º na geral

João Rodrigues – 114º na etapa, 74º na geral

José Fernandes – 139º na etapa, 88º na geral

Joaquim Silva e Rui Vinhas não terminaram a etapa.

, , , , , , , , , , , , , , , , , ,