Mais uma etapa de extra importância na Volta à Comunidade Valenciana, um dia com uma longa subida antes de um final muito explosivo. Início bastante atacado, com várias tentativas de fuga e com o líder Mathias Vacek a ir ao chão nos primeiros quilómetros. O checo retomou a corrida e foi já no pelotão que viu a formação da fuga composta por Francisco Muñoz, Matteo Scalco, Unai Iribar, Walter Calzoni, Filippo Ridolfo e José Juan Prieto. Após o brilharete de ontem, a Bahrain – Victorious foi a equipa mais empenhada na perseguição efetuada pelo pelotão.
A corrida começou a animar mal se chegou às primeiras rampas da subida de Remedio, com a UAE Team Emirates XRG a aumentar o ritmo e, rapidamente, apanhar todos os ciclistas da fuga do dia. Sempre com Pavel Sivakov no comando, o grupo principal ficava cada vez mais reduzido e, ainda na primeira fase da subida Vacek ficava para trás, o que dava perspetivas de um novo líder no final da etapa. A menos de 3 quilómetros do alto, Jefferson Cepeda desferiu o primerio ataque, uma movimentação que viria a ser anulada até ao alto da subida devido a ataques de Santiago Buitrago e João Almeida.
Estes dois chegaram a entrar isolados na descida, só que rapidamente foram apanhados pelo grupo perseguidor de onde atacou Ivan Romeo. Ao seu ritmo, o campeão do Mundo sub-23 de contra-relógio foi abrindo espaço para o grupo perseguidor, onde o trabalho não era o melhor. Com quase 30 segundos à entrada do quilómetro final, Romeo teve uma vantagem sólida para a última dificuldade e ninguém o conseguiu apanhar.
Vitória para o jovem espanhol da Movistar, com o grupo perseguidor a chegar a 10 segundos, com Buitrago e Almeida a bonificarem. Na geral, João Almeida é o novo líder com 2 segundos de vantagem para o colombiano da Bahrain, o que torna a corrida muito aberta para o fim-de-semana.